Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath, morre aos 76 anos
O cantor britânico Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath e um dos pioneiros do heavy metal, faleceu nesta terça-feira (22) aos 76 anos. A família ainda não revelou a causa da morte. Desde 2019, Ozzy convivia com o Mal de Parkinson, uma condição neurológica degenerativa que afeta o controle dos movimentos do corpo. A família […]
O cantor britânico Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath e um dos pioneiros do heavy metal, faleceu nesta terça-feira (22) aos 76 anos. A família ainda não revelou a causa da morte. Desde 2019, Ozzy convivia com o Mal de Parkinson, uma condição neurológica degenerativa que afeta o controle dos movimentos do corpo.
A família do artista confirmou a morte em um comunicado publicado nas redes sociais: “É com uma tristeza que palavras não podem expressar que informamos que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu nesta manhã. Ele estava com a família, cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento”, escreveram Sharon e os filhos Jack, Kelly, Aimee e Louis.
Pai do heavy metal
Ozzy Osbourne vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo de sua carreira. Ele começou sua trajetória musical aos 20 anos, na banda The Polka Tulk Blues Band, influenciada por blues e rock. Posteriormente, a banda mudou de nome três vezes até se consolidar como Black Sabbath, incorporando elementos de terror em suas músicas.
Então, o grupo começou a moldar um novo gênero musical: o heavy metal. Com os álbuns “Paranoid” e “Master of Reality”, Ozzy e o Black Sabbath se consolidaram como pilares do estilo. Como resultado, Ozzy recebeu o título de “pai do heavy metal”.
A família de Ozzy Osbourne anunciou nesta terça-feira (22) seu falecimento (Foto: reprodução/Instagram/@ozzyosbourne)
Ozzy atraiu milhares de fãs ao redor do mundo com suas performances controversas e canções marcantes. Em 1979, após deixar o Black Sabbath, ele lançou uma carreira solo de sucesso, marcada por hits como “Além disso”, “Crazy Train” e “No More Tears”. Além disso, nos anos 2000, uma nova geração descobriu o roqueiro por meio do reality show “The Osbournes”, exibido pela MTV. O programa bateu recordes de audiência entre 2002 e 2005, ao mostrar o cotidiano da família Osbourne.
Ozzy visitou o Brasil em diversas ocasiões, incluindo a primeira edição do Rock in Rio, em 1985. Sua última passagem pelo país ocorreu em 2018. Na ocasião, em entrevista ao g1, ele comentou seus quase 50 anos de carreira e disse se sentir como “um rato em uma roda”. Além disso, expressou o desejo de desacelerar para acompanhar o crescimento dos netos.
Última apresentação foi com a banda Black Sabbath
O último show de Ozzy aconteceu em 5 de julho, durante o festival Back to the Beginning, que celebrou a trajetória do Black Sabbath. A apresentação reuniu a formação original da banda pela primeira vez em 20 anos. Além disso, o evento também contou com a participação de grandes nomes, como Metallica, Guns N’ Roses e Gojira, entre outros.
Último show de Ozzy Osbourne foi no festival Back to the Beginning, no início do mês (Foto: reprodução/Instagram/@ozzyosbourne)
No palco, Ozzy se apresentou sentado em um trono decorado com morcegos nos encostos. Além do Mal de Parkinson, ele carregava placas e parafusos na coluna, o que limitava sua mobilidade. O show foi gravado e a previsão é que ele chegue aos cinemas no início de 2026. Ozzy deixa sua esposa, Sharon Osbourne, e seis filhos: Aimee, Kelly, Jack, Jessica, Louis e Elliot.
