Família Gil processa padre por danos morais após comentários ofensivos sobre Preta Gil

Família acusa padre Danilo César de intolerância religiosa e racismo durante homilia realizada poucos dias após a morte de Preta

13 out, 2025
Cantora Preta Gil | Reprodução/Instagram/@pretagil
Cantora Preta Gil | Reprodução/Instagram/@pretagil

A família da cantora Preta Gil entrou com um processo por danos morais contra o padre Danilo César, da Paróquia São José, em Campina Grande (PB). A ação foi movida na Justiça do Rio de Janeiro e pede indenização de R$ 370 mil, alegando intolerância religiosa e racismo religioso.

Segundo o processo, o episódio aconteceu em julho, poucos dias após o falecimento de Preta. Durante uma homilia transmitida ao vivo, o padre teria feito comentários ofensivos sobre as religiões de matriz africana, questionando por que os orixás não teriam “ressuscitado” a artista.

Pregação ou discurso de ódio?

Em seu discurso, Danilo César ironizou as crenças afro-brasileiras ao afirmar que “já enterraram” os orixás e que há “gente católica que pede a forças ocultas”. Ele completou dizendo: “eu só queria que o diabo viesse e levasse”. As declarações foram amplamente divulgadas nas redes sociais, gerando forte repercussão negativa.

Família cobra retratação e responsabilidade

O processo foi movido por Gilberto Gil, Flora Gil e os irmãos de Preta, Nara, Marília, Bela, Maria, Bem e José, além do filho da cantora, Francisco. De acordo com a petição, as falas do padre fomentaram comentários preconceituosos e de intolerância nas redes.

Antes da ação, a família havia enviado uma notificação extrajudicial à Diocese de Campina Grande, pedindo retratação pública e medidas disciplinares contra o religioso. No entanto, segundo o documento, não houve resposta


Família Gil reunida ao lado de Preta Gil (Reprodução/instagram/@pretagil)Família Gil reunida ao lado de Preta Gil (Reprodução/instagram/@pretagil)


Debate sobre limites da liberdade religiosa

O caso reacende o debate sobre os limites entre liberdade de expressão e discurso discriminatório dentro do ambiente religioso. A Justiça agora deve avaliar o pedido da família Gil, enquanto se aguarda uma manifestação oficial da defesa do padre Danilo César e da Igreja Católica


Cantora Preta  Gil em sua última apresentação ao lado do pai, Gilberto Gil. (Video: Reprodução/instagram/@pretagil)


Sobre Preta

Preta Maria Gadelha Gil Moreira, mas conhecida como Preta Gil, faleceu em 20 de julho de 2025, aos 50 anos, após o agravamento do câncer de intestino. A cantora lutava contra o câncer desde 2023.

 

Mais notícias