Shakira é acusada de sonegar imposto

Em ação da polícia, cantora colombiana é acusada de sonegar, aproximadamente, 14,5 milhões de euros.

Joao Pedro Santos Por Joao Pedro Santos
3 min de leitura
Foto destaque: Shakira (Reprodução/@Shakira/Youtube)

Depois de uma batalha judicial, Shakira afirmou que perdeu toda fortuna que ganhou enquanto morava na Espanha. O dinheiro foi retido pela Agência Tributária, a cantora chegou a comparar com a inquisição e acusar a agência de machismo.

Em entrevista ao jornal El Mundo, Shakira apresentou detalhes do que houve depois de ter feito um acordo pra sair declarada culpada por fraude fiscal e pagar enorme multa. Dessa forma, evitaria um longo julgamento no país europeu.

A multa

Com multa referentes aos anos de 2012 a 2014, Shakira foi acusada de sonegar, aproximadamente, 14,5 milhões de euros. Na entrevista, a artista chegou a dizer que perdeu todo o dinheiro que ganhou no país europeu.

“O Estado espanhol reteve uma quantia superior ao total das minhas receitas nesses anos. Pode parecer incompreensível, mas para mim, a década na Espanha foi financeiramente perdida, e não porque eu trabalhasse pouco, como todos sabem”, disse.

A artista também criticou a Agência Tributária:

 “Uma instituição estatal que parecia mais interessada em me queimar publicamente na fogueira do que em ouvir minhas razões”

Shakira negou, mais de uma vez, que tenha permanecido no país por mais tempo do que permitido pela lei para fins tributários, antes de 2015, por mais que seu relacionamento com o jogador Gerard Piqué, na época no Barcelona, tenha se iniciado em 2011. Na sua opinião, as coisas não poderiam se resolver atacando uma figura pública, como se fosse “uma espécie de Inquisição”.

Machismo

A colombiana, em um dos trechos, também, denunciou um preconceito machista na ação da Agência Tributária, pois acredita que isso provavelmente não estaria acontecendo se fosse um homem.

“se o cantor fosse um homem americano que se apaixonasse por uma espanhola e a visitasse regularmente, custa acreditar que a Agência Tributária teria considerado que ele tinha a intenção de se estabelecer”, insistiu.

Depois de chegar a um acordo judicial em 2023, a justiça espanhola arquivou um outro processo contra a intérprete por uma fraude fiscal no ano de 2018, encerrando suas pendências criminais no país europeu.

Sair da versão mobile