Taís Araújo alerta golpe usando sua imagem

Golpistas utilizam a técnica de “deep fake” para gerar o rosto da atriz em vídeos de propagandas falsas, utilizando sua imagem consolidada da atriz para enganar o público nas redes sociais

Esther Feola Por Esther Feola
3 min de leitura
Foto Destaque: A atriz Taís Araújo posta story para desmentir propaganda falsa que usa sua imagem para atrair vítimas (Reprodução/Instagram/@taisdeverdade)

Na primeira quinta-feira do mês (7/11), a atriz Taís Araújo precisou alertar as pessoas sobre golpe que está ocorrendo nas redes sociais utilizando sua imagem a fim de pegar os dados das pessoas que acharem ser verídico.

Golpe utilizando a imagem da atriz

Araújo explica que sua imagem foi gerada por Inteligência Artificial para promoção da falsa campanha, onde é descrito que, ao preencher uma pesquisa, se adquire um Kit de Natal “de uma marca bem conhecida”, conforme relata Taís.

A atriz reitera diversas vezes no vídeo que a divulgação é falsa, e que não realizou quaisquer gravações sobre esta “campanha”.

Dado a gravidade do ato, visto que muitos podem acabar tendo seus dados nas mãos de criminosos, Araújo também comenta muitas vezes ao longo do vídeo que o público deve se atentar em todos os dados de uma postagem antes de clicar em quaisquer links.

O vídeo é finalizado com Taís comentando postar e conversar sobre Inteligência Artificial posteriormente com seus seguidores.


Taís Araújo posta story falando sobre uso indevido de sua imagem para aplicação de golpe (Vídeo: reprodução/Instagram/@taisdeverdade)

Inteligência Artificial em golpes

Esta não é a primeira vez que golpes são aplicados utilizando as funções da Inteligência Artificial generativa, preocupando inclusive cientistas, que pedem que a política quanto ao uso das IAs seja revista, a fim de que não “percamos o controle” sob elas.

Em contrapartida, já vemos isso acontecendo em algumas esferas, em especial nas de golpes. Antigamente, se recebia uma ligação informando estar com algum familiar, e que a família deveria pagar determinada quantia para sua liberdade. Hoje, a família recebe uma ligação com a voz e o rosto do familiar pedindo dinheiro, e cada vez a Inteligência Artificial vem sendo utilizada para fraudes e golpes.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, foram registrados 200.322 casos de estelionato por meio eletrônico, tendo uma alta de 65% quando comparado com 2021. O uso da Inteligência Artificial pode ser benéfico em áreas como a da saúde, todavia, ainda é preciso trabalhar suas políticas de segurança.