O ator global Tony Ramos foi submetido a uma nova cirurgia neste domingo (19), de acordo com o Hospital Samaritano Botafogo, onde o artista está internado desde a semana passada. Ele já havia passado por uma cirurgia na quinta-feira (16) para a remoção de um coágulo intracraniano e agora precisou novamente de procedimento para drenar novos hematomas intracranianos que se formaram. Segundo boletim do hospital, o ator de 75 anos está acordado e respira sem ajuda de aparelhos.
A internação do ator
Tony Ramos foi inicialmente internado após passar mal em casa na quinta-feira (16). O ator foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma subdural, localizado na área entre o cérebro e o crânio. O procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer e foi bem-sucedido, com o ator apresentando lucidez e melhora progressiva após a cirurgia. Na manhã de sábado (18), Ramos recebeu alta para ser transferido para uma unidade semi-intensiva da unidade de saúde da zona sul do Rio.
Mas de acordo com o hospital, Tony Ramos teve distúrbios coagulatórios que resultaram na formação de novos hematomas, forçando o ator a passar por novo procedimento para a drenagem destes novos coágulos. Após esse novo procedimento no fim de semana, um boletim médico foi emitido na noite de domingo, dizendo que o ator está em bom estado de saúde. “O paciente encontra-se bem, acordado e respirando sem o auxílio de aparelhos”, disse o boletim.
Sintomas já haviam aparecido em janeiro
Apesar do ator ter passado mal agora, colegas do ator na novela “Terra e Paixão”, que foi exibida na Rede Globo de janeiro a maio deste ano, comentaram que Tony já reclamava de fortes dores de cabeça e demonstrava mudanças bruscas de humor durante as gravações da obra. Fontes disseram ao jornal Correio Braziliense que Tony se sentia sobrecarregado com a grande quantidade de cenas da novela, causando surpresa a todos pelo comportamento atípico do ator, que em seus 60 anos de carreira, ficou conhecido por sua simpatia e profissionalismo.
A condição de Tony Ramos pode ser causada por uma simples pancada na cabeça e ser muito perigosa se não tratada a tempo. O acúmulo de sangue no crânio pode causar sintomas como dor de cabeça intensa, vômitos, fala arrastada e confusão mental e às vezes, pode até não manifestar sinais ou sintomas. A condição pode se manifestar em pessoas que fazem uso de medicamentos que afinam o sangue, pessoas que consomem bebida alcoólica em excesso e em idosos.
Tony Ramos está atualmente em cartaz com a peça “O Que Só Sabemos Juntos”, com Denise Fraga. A própria atriz usou as redes sociais para informar que Tony estava bem depois da primeira cirurgia e chegou a visitar o colega no hospital. Algumas das sessões da peça foram canceladas no Teatro Tuca, em São Paulo, devido ao atual quadro de saúde do ator. Mas Denise Fraga agradeceu a compreensão de todos e garantiu que novas sessões serão feitas assim que Tony puder voltar aos palcos.