Desde que estreou no Reino Unido e Irlanda, na última sexta-feira (21), o filme “Ainda estou aqui”, bateu recordes de bilheteria e já arrecadou cerca de 486 mil euros, quase 3 milhões de reais, na conversão atual, tornando-se a maior abertura de um filme latino-americano no Reino Unido. As informações são do site “Screen Daily”, especializado em informações sobre festivais e premiações de cinema.
Com estas cifras, o filme estrelado por Fernanda Torres e direção de Walter Salles, ultrapassa “Diários de Motocicleta” (2005), também de Salles, com arrecadação de 471 mil euros e, “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles, com arrecadação de 389 mil euros.
Além do Reino Unido e Irlanda, “Ainda estou aqui”, que concorre ao Oscar 2025 de “Melhor filme” e “Melhor filme internacional”, chegou aos cinemas do México, Argentina, Uruguai, Equador e Peru, na última quinta-feira (20).
Ganhando prêmios e contando
Além de concorrer ao Oscar 2025, com transmissão ao vivo a partir das 21h, horário de Brasília, no próximo domingo (02), o filme “Ainda estou aqui” já coleciona vários prêmios. Entre eles:
- Melhor Roteiro, Festival de Veneza 2024
- Melhor Filme Ibero-Americano, Prêmio Goya
- Melhor Longa-Metragem Internacional, Prêmio da Associação de Críticos de Porto Rico
- Melhor Longa-Metragem Internacional, Festival de Cinema de Palm Springs
- Melhor Filme Estrangeiro, New Mexico Critics Awards
- Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Latino Entertainment Film Awards
- Melhor Filme de 2024, Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro
- Melhor Filme, Prêmio APCA
- Melhor Longa-Metragem Brasileiro, Associação Brasileira de Críticos de Cinema
- Melhor filme nacional de ficção, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Já, a protagonista, Fernanda Torres que concorre ao Oscar 2025 na categoria de “Melhor atriz”, além de levar o Globo de Ouro 2025 de “Melhor atriz em filme de drama”, também foi reconhecida no Critics Choice Association como “Melhor atriz estrangeira” e homenageada no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara. Além dos vários prêmios e homenagens rendidas a ela tanto no Brasil quanto no exterior.
Fernanda Torres (Foto: Reprodução/Instagram/@oficialfernandatorres)
Em relação ao diretor de cinema Walter Salles, 68, eleito pelo jornal britânico “The Guardian” como um dos 40 melhores diretores do mundo, além de acumular vários prêmios em sua carreira, também, já concorreu ao Oscar em 1999 com o filme “Central do Brasil”, protagonizado por Fernanda Montenegro, mãe da atriz Fernanda Torres.
Sucesso nas bilheterias brasileiras
O filme “Ainda estou aqui”, que teve estreia em 07 de novembro de 2024 no Brasil, é recorde de crítica e público.
Em cartaz a 15 semanas e com exibição nas salas de cinema de todo país, já é considerado o 5º maior filme brasileiro, arrecadando mais de 100 milhões de reais até o momento e alcançando mais de 5 milhões de telespectadores.