“Ainda estou aqui” chega no top 250 do Letterboxd

Filme brasileiro é o terceiro título nacional a entrar no ranking da plataforma de avaliação de filmes

3 min de leitura
Foto destaque: "Ainda Estou Aqui" está entre os 250 melhores do Letterboxd (reprodução/ X/ @mahteocosta)

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, “Ainda Estou Aqui” é uma das grandes surpresas do cinema nacional. O filme tem sido aclamado em festivais de cinema e já é um sucesso de bilheteria, com R$ 8,6 milhões. Nesta quarta-feira (13) a produção chegou ao ranking do Letterboxd na posição 232. O ranking é bastante disputado e é baseado nas avaliações dos usuários, o que representa a boa recepção do filme.

Fenômeno nacional

“Ainda Estou Aqui” traz uma história real e envolvente. A história gira em torno do sumiço do marido de Eunice Paiva (Fernanda Torres) durante a ditadura militar brasileira. A história é densa e permite bastante reflexão.

O filme foi dirigido por Walter Salles, que também participou da produção de “Central do Brasil”. A direção de Walter foi bastante cuidadosa e sensível com a ambientação e atuações, o que atraiu ainda mais o público. Mesmo se tratando de um gênero pouco explorado no cinema nacional, o filme conseguiu uma grande repercussão.


Fernanda Montenegro também faz parte do elenco (Foto: reprodução/ X/ @lipafacunda)

A fotografia e trilha sonora também foram pontos que renderam muitos elogios, para muitos a produção foi considerada impecável. O filme ganhou o prêmio Green Drop Award no Festival de Veneza, além de ser indicado ao Oscar de 2025, sendo o filme que vai representar o Brasil na edição.

O ranking do Letterboxd

O ranking mundial da plataforma seleciona até 10.000 filmes, porém a plataforma também seleciona a lista dos 250 melhores, que são os filmes mais bem avaliados. Por ser uma plataforma coletiva, com avaliações de milhares de usuários, é um ranqueamento de grande relevância pois mostra a qualidade e relevância das produções cinematográficas.

A ferramenta também ajuda a descobrir diversos filmes novos, os critérios podem ser tanto a experiência dos telespectadores quanto a qualidade técnica de cada filme. A presença de “Ainda Estou Aqui” no ranking é um marco para o cinema nacional. O filme se junta a grandes títulos, como “Cidade de Deus” e “Central do Brasil”.

Sair da versão mobile