Na tarde desta terça-feira (17), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, principal representante pelos indicados ao Oscar, divulgou a lista ”shortlist”, com os pré-eleitos à tão desejada estatueta.
“Ainda Estou Aqui”, primeira produção original da plataforma de streaming da Rede Globo, aparece entre as quinze produções selecionadas para concorrer na categoria “Melhor Filme Internacional”. Estrelado por Selton Mello e Fernanda Torres, o filme é a única produção presente da América Latina.
A última vez que o Brasil foi citado na seleção da categoria foi em 2008, com a película “O ano em que meus pais saíram de férias”, no entanto, o filme não passou para a final.
Produção de sucesso
Destacando-se pela grande produção e roteiro de sucesso, o longa-metragem brasileiro segue na disputa, conquistando grandes premiações ao redor do mundo. Na semana passada, o filme foi indicado ao Globo de Ouro, por “Melhor Filme de Língua Não Inglesa”.
Uma das maiores premiações do cenário cinematográfico, o Globo de Ouro, é considerado um parâmetro para os futuros ganhadores do Oscar, que acontece em fevereiro de 2025. A atriz Fernanda Torres também está na disputa da premiação, na categoria “Melhor Atriz de Drama”. O filme também foi premiado no Festival de Veneza e conquistou o prêmio de ”Melhor Filme em Língua Estrangeira”, no New Mexico Critics Awards.
Sobre o filme
Adaptado da obra de Marcelo Rubens Paiva, o longa “Ainda Estou Aqui” conta a história de Eunice Paiva, mãe de Marcelo. Na trama, Eunice viveu a violência do regime militar após da prisão e sumiço do marido, o deputado Rubens Paiva, vivido por Selton Melo.
A produção ainda conta com passagem dos anos, quando mostra o momento em que Eunice descobre o diagnóstico de Alzheimer, e um dia de sua vida, com a doença.