Na última sexta-feira (20), o portal Deadline listou o novo filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, entre as grandes promessas da temporada de fim de ano nas principais mostras de cinema, como os festivais de Veneza, San Sebastián e Toronto.
O crítico Pete Hammond, do site Deadline, exaltou o filme, destacando como “o melhor trabalho de Salles em anos”. Em suas palavras, o longa é um drama político sensacional. Além disso, Hammond elogiou a performance de Fernanda Torres, sugerindo que a atriz tem grande potencial para ser indicada ao Oscar. Segundo ele, a Sony Pictures Classics pretende lançar o filme em novembro para qualificar Torres como candidata à categoria de “Melhor Atriz”.
Entre gigantes do cinema
“Ainda Estou Aqui” está sendo mencionado ao lado de grandes produções, tanto estrangeiras quanto estadunidenses. Entre elas, se encontram títulos como “Conclave”, “Emilia Pérez”, “Babygirl” e “The Brutalist”. Isso coloca o filme de Walter Salles em uma posição de destaque global, especialmente em um cenário de grande competitividade no circuito de festivais.
Sinopse da trama
O filme é ambientado no Brasil de 1971, período em que o país vivia sob a repressão da Ditadura Militar. Baseado nas de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a trama acompanha a jornada de uma mãe de cinco filhos, que se vê forçada a se transformar em ativista após o desaparecimento do marido, sequestrado pela Polícia Militar. A história traz uma perspectiva íntima e comovente sobre resistência e coragem em tempos sombrios.
Além da atuação de Fernanda Torres, o elenco conta com Selton Mello e uma participação especial de Fernanda Montenegro, o que promete elevar ainda mais o nível das performances.
“Ainda Estou Aqui” marca o retorno de Walter Salles ao cinema após um hiato de 12 anos. Considerado um dos mais importantes cineastas brasileiros, Salles tem uma filmografia notável, incluindo sucessos como “Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta”. Ainda sem data de estreia definida, o longa já está cercado de expectativas, tanto por parte da crítica quanto do público.