O BAFTA (British Academy Film Awards), premiação popularmente chamada de “Oscar britânico”, revelou os pré-indicados de sua edição de 2025 nesta sexta-feira (3). O Brasil garantiu presença com o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que está entre os dez pré-selecionados na categoria de Filme em Língua Estrangeira. A produção agora disputa uma das cinco vagas na lista final, que será divulgada em breve.
“Ainda Estou Aqui” é destaque na categoria de filmes estrangeiros
O longa de 2024 brasileiro concorre com títulos de peso, como Tudo Que Imaginamos Como Luz, A Menina com a Agulha e Kneecap – Música e Liberdade. A inclusão de Ainda Estou Aqui reforça a relevância do cinema nacional em premiações internacionais, mas o anúncio trouxe uma ausência sentida: Fernanda Torres, que tinha sua atuação destacada como uma possível aposta, não conseguiu garantir um lugar entre as pré-indicadas na categoria de Melhor Atriz.
Bafta anuncia o filme “Ainda Estou aqui” na lista de pré-indicados da premiação (Foto: reprodução/Instagram/@altitudefilmuk)
Outras apostas brasileiras e expectativa para o Globo de Ouro
Apesar da ausência de Torres, o Brasil aparece em outras categorias da premiação. O longa Guerra Civil, filme que conta com Wagner Moura no elenco, integra a lista de pré-indicados em categorias técnicas importantes, como Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais, além de disputar Melhor Filme Britânico.
A presença de Moura reforça a participação brasileira em produções de destaque no cenário internacional.
Enquanto isso, a torcida por Fernanda Torres não diminuiu. A atriz concorre ao Globo de Ouro neste domingo (5) na categoria de Melhor Atriz, ao lado de estrelas como Angelina Jolie e Kate Winslet.
Com a atuação em Ainda Estou Aqui, ela é considerada pela revista Variety como uma das favoritas ao prêmio, o que pode trazer ao Brasil um momento de celebração em outra importante cerimônia do cinema mundial.