A série “Cidade de Deus” ganhou mais um nome de peso em seu elenco: a atriz Andréia Horta. A confirmação foi feita neste domingo (9), em nota publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Horta fez um post no Instagram nesta segunda-feira (10) para comemorar sua participação na série. “HONRA e IMENSA ALEGRIA!!! Estou mergulhada nesse trabalho!! Após 15 anos retorno a HBO para Cidade de Deus com direção artística de Aly Muritiba e produção da O2. Time sonho! Está fervendo!!! Meu forte e sincero abraço a quem torce por mim!! Era um segredo e agora estou feliz demais em poder contar!”, escreveu.
{slide}
Colunista Mônica Bergamo, que anunciou a novidade em sua coluna. (Foto: Reprodução/Instagram/@aandreiahorta)
A produção será lançada pela HBO Max e vai se passar 20 anos após os eventos do aclamado filme de Kátia Lund e Fernando Meirelles, que narra a história da favela carioca desde os anos 1960 até o início dos anos 1980.
Dessa forma, a nova ambientação ocorre no início dos anos 2000, uma época de mudanças políticas, sociais e tecnológicas no Brasil. O projeto, em pré-produção, é dirigido por Aly Muritiba, diretor de “Deserto Particular” (2021), filme que foi o representante brasileiro no Oscar 2022, mas não foi indicado.
Meirelles também ficou responsável pela produção-executiva desta vez. O ator Marcos Palmeira participará das gravações, que estão previstas para acontecer em agosto.
Neste novo enredo, os personagens icônicos enfrentam o presente. A trama mostra a Cidade de Deus sitiada por uma guerra entre traficantes e milicianos, apoiados por políticos e empresários corruptos. A morte de um morador faz a comunidade se rebelar contra o opressor.
Para Fernando Meirelles, a série é uma oportunidade de explorar o destino dos personagens que marcaram o filme. “A série revelará o que brotou daquela semente plantada nos anos em que o filme se passa. Depois que aqueles garotos dobram a esquina na cena final do filme, para onde foram e no que se transformaram?”, explicou Meirelles em nota.
Vale lembrar que Andréia Horta começou sua carreira na TV em 2006, na minissérie “JK”, da Globo. Em seguida, se destacou em novelas como “Cordel Encantado” (2011), “Amor Eterno Amor” (2012), “Império” (2014-15) e “Um Lugar ao Sol” (2021-22), todas da mesma emissora.
No cinema, interpretou Elis Regina no filme “Elis: viver é melhor que sonhar” (2016). Ela também atuou na Record, na HBO e foi jurada no Festival do Rio em 2022.
Foto destaque: Andréia Horta. Reprodução/Papel Pop