Atriz Fernanda Montenegro que irá completar 92 anos em 16 de outubro, tomará posse do título Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) o lugar ficou vago logo após a morte do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco. O resultado será anunciado no dia 4 de novembro, Fernanda oficializou a candidatura no dia 6 de agosto ela é a única concorrendo a vaga, o prazo para as inscrições já foi encerrado.
Para conseguir esse título segundo a ABL “a pessoa deve ser brasileiro nato, e ter publicado em qualquer gênero da literatura, obras de reconhecimento mérito ou, fora desse gênero livros de valor literário”. Fernanda Montenegro publicou um livro em 2019 “Prólogo, ato, epílogo”, o livro é sobre Fernanda narrando suas memórias e ela conta não só sua trajetória pessoal, mas também sua visão sobre o Brasil.
Fernanda Montenegro (Foto: Reprodução/Instagram)
A primeira peça de Fernanda Montenegro foi “Alegres Canções na Montanha” (1950) logo após ela participou de centenas de trabalhos seja no teatro, cinema e tv. A atriz foi a primeira atriz a ser contratada pela TV Tupi no começo da empresa em (1951). Em 1954 ela interpretou sua primeira personagem como protagonista na telenovela da Record “A Muralha”, sendo a primeira telenovela da emissora.
Em (1999) no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu a Ordem Nacional do Mérito Grã-Cruz, esse prêmio “visa distinguir atos ou serviços de mérito que revelem abnegação em favor da coletividade praticados no exercício de quaisquer funções da coletividade”. Em (2004) a atriz foi escolhida como melhor atriz da terceira edição do Festival de Tribeca por sua atuação em “O Outro lado da Rua” esse foi o único filme da América Latina a participar da competição de longas de ficção.
https://inmagazine.com.br/post/Batatinha-frita-1-2-3-ganha-um-novo-formato-em-game
https://inmagazine.com.br/post/A-estreia-do-filme-da-Marvel-Eternos-sera-no-Festival-de-Roma
A atriz Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones nacionais foi a primeira e única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, ela também é a única atriz indicada ao Oscar em (1999) por uma atuação em língua portuguesa e foi nomeada por seu trabalho em “Central do Brasil” (1998). A atriz também ganhou o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação na novela “Doce de Mãe” (2013).
Foto destaque: Fernanda Montenegro. Reprodução/Instagram