O Vietnã proibiu as exibições comerciais do longa “Barbie“ devido a uma cena que exibe um mapa da questionada “linha de nove traços” no Mar da China Meridional.
A linha de nove traços é uma demarcação em formato de “U” que a China usou para reivindicar territórios no Mar da China Meridional. Essas reivindicações são contestadas por outras nações da região, incluindo o Vietnã. Enquanto o tribunal de Haia lançou uma decisão de arbitragem internacional em 2016 censurando a linha, a China decidiu ignorar a decisão.
A questão é tão difícil que Barbie nem é o primeiro filme que o país proibiu por mapas que retratam esta linha.
Segundo a agência Reuters, um funcionário de Alto Escalão do Departamento de Cinema do Vietnã disse ao jornal estatal “Tuoi Tre”: “Não concedemos licença para o filme americano ‘Barbie’ ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços.”
Nenhum representante da Warner Bros. retornou o pedido de comentário da Rolling Stone.
Antes de Barbie, a linha de nove traços levou o governo vietnamita a proibir o filme de animação da DreamWorks de 2019, “Abominável”, bem como o filme de ação de 2022 da Sony, “Uncharted: Fora do Mapa”. A Netflix também teve que retirar a série dramática australiana de 2021 “Pine Gap” do Vietnã por causa de uma representação de um mapa de linhas de nove lacunas.
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/uKgaVlMN7IY” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>
Margot Robbie apresenta a “Casa dos Sonhos” da Barbie (Reprodução/YouTube)
Com direção de Gerwig, o longa é estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling como Barbie e Ken, junto a um elenco de apoio brilhante. O filme também conta com uma trilha sonora de pop stars como Lizzo, Dua Lipa, Nicki Minaj, Ice Spice, Charli XCX etc.
Em uma entrevista recente à Rolling Stone, Robbie falou sobre a importância que a música tem no filme: “Você está ouvindo letras que respondem ao que está acontecendo na tela, então a música se tornou mais do que apenas música, tornou-se um dispositivo para aprimorar o que o público estava assistindo e experimentando, e tornou-se a voz do público.”
Barbie está programado para chegar aos cinemas mundialmente em 21 de julho.
Foto de capa: Barbie. Foto: Reprodução/Warner Bros.