Benedict Cumberbatch diz que não repetiria personagem polêmico

Carlos Eduardo Miranda Por Carlos Eduardo Miranda
3 min de leitura

O ator inglês de 45 anos Benedict Cumberbatch, famoso por o Jogo da Imitação (2014) e Doutor Estranho (2016), respondeu durante uma entrevista ao programa Variety Studio: Actors on Actors se atualmente interpretaria um personagem não-binário.

Houve muita disputa em torno do papel, o que é compreensivo agora. E eu acho que, hoje em dia, meu personagem não seria interpretado por ninguém além de um ator trans. Mas eu me lembro de não pensar nisso necessariamente nesse sentido, e ser mais sobre dois dinossauros e dois clichês heteronormativos que não entendem esse novo mundo diverso. Mas saiu pela culatra.

O personagem a que o ator se refere foi o personagem não binário All no filme Zoolander 2 (2016). Durante a época do lançamento, Sarah Rose começou um abaixo-assinado de 25 mil assinaturas pedindo o boicote do mesmo. O argumento da criadora foi que se o filme quisesse chamar atenção para a situação de pessoas trans e andrógenas, deveriam ter chamado alguém que fosse assim.

Ao contratar um ator cisgênero para fazer um indivíduo não-binário de um jeito claramente negativo, o filme endossa percepções perigosas e prejudiciais para a comunidade queer.


Cena de ‘Ataque dos Cães’ onde o ator interpreta um personagem gay (Foto: Reprodução / Vogue – Globo)


Benedict Cumberbatch atualmente está sendo cotado para uma indicação no Oscar por um personagem gay no filme “Ataque dos Cães”. O ator declarou que as questões em ele ser um ator heterossexual e interpretar um personagem homossexual foram levadas em conta durante a produção.

Eu sou muito sensível sobre representação, diversidade e inclusão. Um dos apelos desse trabalho era a ideia de que, nesse mundo, com esse personagem específico, havia muita coisa privada, escondida das vistas. Não foi feito sem reflexão. Eu também sinto um pouco como: tem que ser público? Temos que explicar todos nossos momentos privados em nossa história sexual? Acho que não. Jane [Campion, diretora] nos escolheu como atores para esses personagens. Essa é uma pergunta para ela responder

Foto destaque: Reprodução / BuzzFeed

Deixe um comentário

Deixe um comentário