No início da jornada de criação de “Barbie”, Noah Baumbach, o corroterista do filme ao lado de sua esposa, Greta Gerwig, admitiu ter sido tomado por uma visão repleta de ceticismo em relação ao longa. Para ele, a ideia de trazer a icônica boneca para a tela grande como um live-action parecia uma escolha duvidosa.
Baumbach compartilhou que incialmente via a ideia como questionável, afirmando: “Achei que era uma péssima ideia e Greta me inscreveu mesmo assim”, durante uma conversa com Gerwig e Judd Apatow na sede do sindicato dos roteiristas (WGA) na costa oeste dos Estados Unidos.
Uma condição inesperada
De acordo com Noah, a virada na história ocorreu quando Margot Robbie se aproximou de Greta, sugerindo a possibilidade de que ela escrevesse o roteiro do filme. A condição estabelecida pela diretora foi clara: ela só embarcaria messe projeto se seu marido, Noah Baumbach, estivesse ao seu lado. Diante dessa proposta, Baumbach refletiu: “Eu estava tipo: ‘Não vejo como isso vai ser bom’. Eu meio que bloqueei isso por um tempo e cada vez que ela tocava no assunto eu pensava: ‘Você tem que nos tirar dessa’. E então, a pandemia aconteceu”, declarou.
Noah Baumbach e Greta Gerwig (Foto: reprodução/Monica Schipper)
Uma visão mais profunda
Noah Baumbach relatou que sua mudança de opinião ocorreu quando teve a oportunidade de examinar os primeiros rascunhos do filme concebidos por sua esposa. Surpreendentemente, as palavras nas páginas não tratavam de uma Barbie convencional, mas sim de uma Barbie acordando em sua “Casa dos Sonhos” e, em seguida, se deparando com alguém doente e morrendo. Isso provocou um insight profundo, e ele admitiu: “Agora entendo o que é isso. O filme é sobre abraçar sua mortalidade e sobre a bagunça de tudo isso, então foi emocionante”.
“Barbie”, um filme recheado de estrelas como Margot Robbie, Ryan Gosling, Simu Liu, America Ferrera e Will Ferrell, já está nos cinemas brasileiros e alcançou a impressionante marca de US$ 1,4 bilhão na bilheteria mundial. E conforme revelado por David Zaslav, presidente da Warner Bros. Discovery, os planos estão em andamento para trazer o longa aos assinantes da HBO Max ainda neste ano.
Foto Destaque: Imagem promocional de Barbie. Reprodução/Divulgação/Warner Bros. Discovery.