Dirigido por Greta Gerwig, o live-action da boneca Barbie será premiado pela primeira vez com a honraria de Icon & Creator Tribute na cerimônia que ocorrerá no próximo dia 27, em Nova Iorque. Nesta oportunidade, o elenco do longa-metragem, integrado por Noah Baumbach como co-roteirista, Sarah Greenwood na direção de arte e Margot Robbie na produção e protagonização sob a fotografia de Rodrigo Pietro, irá destacar-se um ícone global para 2023.
“A equipe criativa da Barbie pegou o ícone amado da Mattel e o transformou em uma amostra de força cinematográfica. Estamos entusiasmados em reconhecer este filme extraordinário, os criativos que o trouxeram para a tela e sua visão única da boneca icônica que está no centro de tudo”, disse Jeffrey Sharp, diretor-executivo do Gotham.
Além disto, acompanhado do seu maior concorrente nas bilheterias, “Oppenheimer” (US$ 948,9 milhões), o longa-metragem mostra-se uma das apostas mais benquistas na corrida ao Oscar de Melhor Filme, em 2024.
Margot Robbie caracterizada como Barbie (Foto: reprodução/Forbes)
Recepção e repercussão
Enquanto estava em cartaz, a preponderância da Barbie como produto cinematográfico, comprovou-se um fenômeno mais forte que as próprias coleções de brinquedos, estimulando mutirões de espectadores entre figurinos cor-de-rosa à contemplação do lançamento nos cinemas. Então, exibindo 114 minutos de duração, a adaptação conquistou 88% da aprovação pela crítica especializada no Rotten Tomatoes e angariou uma arrecadação estimada em US$ 1,4 bilhões na comercialização dos ingressos.
Sobre a diretora
Convicta de que estudará as críticas sobre o filme somente em fevereiro, Gerwig confirma ter procrastinado à crença do sucesso alcançado por “Barbie” e está satisfeita ante a conexão possibilitada pelo público.
“Nós tínhamos previsões otimistas de bilheteria, mas ninguém sabia o que elas significavam, concretamente. Foi só por volta do segundo fim de semana que pensei: ‘Bom, isso está indo bem'”, comentou em entrevista à Variety.
Ao longo da carreira, a atriz e cineasta conseguiu nomeações anteriores no Gotham Awards. Primeiramente, pela atuação em “Greenberg”, de 2010 e posteriormente, com indicações como diretora e roteirista por Lady Bird.
Foto Destaque: fragmento do pôster de “Barbie” (Divulgação/Mattel)