O Óscar ou Oscar oficialmente chamado de Prêmios da Academia ou Prémios da Academia, é uma cerimônia de premiação anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Já com data marcada para 12 de março de 2023, a 95° edição do Oscar pode voltar a ser transmitida completamente ao vivo para o público. Em entrevista ao site oficial da Academia, novo CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Bill Kramer, deixou a novidade nas entrelinhas.
“Em 2023, teremos a 95ª edição do Oscar, e a energia ao redor do espetáculo precisa ser de celebração do cinema e dos prêmios – nosso legado, nossos artistas, nossos filmes, nosso futuro. Já estamos trabalhando duro com o pessoal da Disney-ABC na cerimônia. Eu amaria ver todas as disciplinas artísticas e científicas sendo honradas durante a cerimônia“, declarou.
Foto: Novo CEO da Academia Bill Kramer. (Foto: Reprodução/Linkedin)
No Oscar deste ano, oito das 23 categorias não foram apresentadas ao vivo – melhor montagem, melhor trilha sonora original, melhor documentário curta-metragem, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem em live-action, melhor som, melhor maquiagem e penteados, e melhor figurino – sendo exibidos apenas em uma pré-cerimônia que aconteceu logo antes do show televisionado. Durante os intervalos da cerimônia principal da premiação, os discursos dos ganhadores foram exibidos, já em versões editadas.
Ainda na entrevista ao site da Academia, Kramer prevê que muitos vencedores das edições passadas serão vistos no palco, no próximo ano, além de “celebrações de vitórias icônicas dos últimos 95 anos“, afirma o novo CEO.
Apesar de que a lista de indicados para o Oscar 2023 deverá ser divulgada somente em 24 de janeiro do próximo ano, a expectativa do público já é grande. Em 2022 foi registrado um crescimento na audiência da cerimônia, transmitida pela rede ABC nos Estados Unidos, e a 95° edição do Oscar promete ser diferente e ainda mais emocionante do que a última edição.
Foto destaque: Prêmio do Oscar. Reprodução/Instagram