Um juiz foi a favor da ação movida pela família do jornalista Ehud Yonay contra a Paramount, pelos direitos autorais do filme Top Gun: Maverick, estrelado por Tom Cruise. A família alega que a franquia foi inspirada em um artigo escrito pelo jornalista em 1983. A informação é do The Hollywood Reporter.
Percy Anderson, juiz distrital, concluiu haver semelhanças entre o novo filme da franquia e o artigo escrito pelo jornalista, apontando que houve violação dos direitos autorais: “O principal argumento do réu é que os demandantes não alegaram suficientemente em sua [queixa] que o artigo e a sequência são ‘substancialmente semelhantes”, diz a publicação. “a Corte também considera que existem supostas similaridades suficientes entre o artigo [de Yonay] e o Top Gun 2 para que qualquer um discorde sobre a questão da similaridade substancial, incluindo a filtragem de elementos desprotegidos”.
Trailer de Top Gun: Maverick (Reprodução/Youtube)
Além de ser a favor da ação, o juiz também apresentou um pedido de tutela, alegando que Top Gun: Maverick é oriundo do artigo de Yonay.
Para produzir o primeiro filme de Top Gun, o Ases Indomáveis, a Paramount comprou os direitos autorais do artigo. Em 2020, a compra completou 35 anos, o que, segundo a lei dos Estados Unidos, significa que o estúdio deveria pagar novamente o jornalista pelos direitos autorais, para poder lançar a sequência do filme, que chegou aos cinemas em 2022.
Segundo o Deadline, os advogados da família do jornalista, que morreu em 2012, chegaram a entrar em contato com a Paramount na tentativa de evitar uma ação judicial, mas o estúdio alegou que já tinha gravado a maior parte do filme em janeiro de 2020 e que, por isso, os direitos estavam assegurados.
“Apesar de a sequência de 2022 ser claramente derivada da história original, a Paramount conscientemente falhou em assegurar uma licença de direitos autorais fílmicos e ancilares, desrespeitando a lei de copyright vigente”, alegou o juiz. O texto ainda exige que o caso vá a julgamento, que a Paramount recompense a família financeiramente e que Maverick saia de exibição dos cinemas.
A Paramount rebateu as acusações e afirmou que irá se defender vigorosamente.
A sequência de Top Gun estreou nos cinemas brasileiros no dia 26 de maio de 2022. A trama acompanha Tom Cruise depois de mais de 30 anos, agora como mentor de novos pilotos.
Foto destaque: Top Gun: Maverick. Reprodução/Paramount.