A novela das 21 horas “Travessia” vem sofrendo para cativar o público. A trama de Glória Perez, autora de grandes sucessos como “O Clone”, “Caminho das Índias” e “A Força do Querer”, registra, até o momento, apenas 23,2 pontos de audiência na Grande São Paulo. É o segundo pior ibope da história do horário, perdendo apenas para “Um Lugar Ao Sol”, de Lícia Manzo, que saiu de cena com míseros 22,3 pontos.
A efeito de comparação, o remake de “Pantanal” chegou ao fim com 29,7 pontos. A saga de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) revitalizou a faixa das nove e foi bem-sucedida tanto na TV aberta quanto no Globoplay. “Travessia”, embora figure entre os produtos mais assistidos da plataforma de streaming, é, até o momento, um enorme fiasco, tanto de público quanto de crítica. A história de Brisa (Lucy Alves), Ari (Chay Suede) e Oto (Rômulo Estrela) derrubou os índices do horário, que haviam sido recuperados pela trama antecessora, e é bombardeada de comentários negativos nas redes sociais e nos veículos de imprensa especializados.
Na véspera de Natal, quando os índices de audiência já costumam ser mais baixos, “Travessia” conseguiu se sobressair e registrar 14,7 pontos, um recorde negativo para a faixa das nove. A atração foi menos vista até que “Cara e Coragem”, novela do horário das sete e que também é considerada um fracasso.
Glória Perez, autora de “Travessia” (Reprodução: Twitter)
Uma das críticas mais frequentes sobre a novela é em relação à atuação de Jade Picon, que interpreta a mimada Chiara no folhetim. Inexperiente como atriz, a influenciadora e ex-BBB tem um papel de destaque na trama, sobretudo nas primeiras semanas. Outra questão apontada de forma corriqueira é a abordagem dos temas da história, como tecnologia e fake news. Henrique Haddefinir, colunista do portal Omelete, disse que falta profundidade na maneira como tais assuntos estão sendo inseridos em “Travessia”. “Enquanto o país se debate com os efeitos devastadores das notícias falsas, Glória superficializa o movimento, usando a ideia como ganchinho midiático e não entregando nenhuma substância no assunto.”, pontuou ele.
Apesar da baixa audiência, se nada mudar, “Travessia” deve ser uma das novelas mais longas do horário nobre nos últimos anos. A previsão é que a trama fique no ar até o dia 19 de maio do ano que vem, totalizando 191 capítulos. A sucessora será da autoria de Walcyr Carrasco, nome responsável por grandes sucessos da faixa das nove, como “O Outro Lado do Paraíso” e “ A Dona do Pedaço”.
Foto Destaque: Brisa (Lucy Alves), protagonista da novela. Reprodução/Twitter