“Velma”, o spin-off de “Scooby-Doo” que gerou bastante constrovérsia no seu lançamento, recebeu a confirmação para uma segunda temporada através da HBO Max. A notícia foi divulgada por Suzanna Makkos, vice-presidente executiva de comédia original e animação para adultos da Max e Adult Swim, durante o Festival Internacional de Animação de Annecy (via Variety). Vale lembrar que sua primeira temporada foi recheada de críticas e análises negativas, tanto por parte dos profissionais como também da audiência, Velma tem uma aprovação de 40% dos críticos no Rotten Tomatoes (principal plataforma de críticas da internet) e 7% de aprovação da audiência, o que define a animação como um verdadeiro fracasso no streaming.
Poster da primeira temporada de “Velma”. (Foto: Reprodução/ HBO Max)
Vale lembrar que a HBO Max também já produziu outras animações adultas como “Harley Quinn”, que hoje é um dos maiores sucessos da plataforma e está na sua terceira temporada, muito se questiona se a querida personagem detetive de “Scooby Doo” pode reverter o seu quadro e repetir esse feito na sua segunda temporada.
“Fora o uso descontrolado de sangue e sexo, Velma também erra a mão na construção de sua “protagonista desagradável”. Ao contrário de produções como The Office ou até Eu Nunca…, também de Kaling, em que os defeitos dos personagens os aproximam do público, a construção (ou tentativa de desconstrução, no caso) de Velma apenas a torna irritante. O foco exagerado em sua personalidade tóxica destrói a chance de o espectador engajar com sua história mesmo em seus momentos mais tensos.
De modo geral, Fred (Glenn Howerton), Norville/Salsicha (Sam Richardson) e quase todos os moradores de Crystal Cove são reduzidos a uma única característica, exagerada ao máximo para disfarçar sua falta de profundidade e tentar arrancar um sorriso do espectador. De todo o elenco de personagens, apenas Daphne (Constance Wu) tem alguma nuance e não é injusto dizer que ela impede Velma de ser um completo desperdício de tempo.” – cita Nico Garófalo, em crítica feita à primeira temporada da série no portal Omelete.
A animação, concebida por Mindy Kaling, que também dá voz à personagem principal, explora as origens da jovem antes de se tornar a perspicaz detetive da Mistério S.A.
A primeira temporada da animação já está disponível na HBO Max.
Foto Destaque: Cena da animação “Velma”, desvendando um mistério. Reprodução: HBO Max.