Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quarta-feira (10), a data para divulgação da lista de indicados e o dia da cerimônia do Oscar 2025. A 97.ª edição será no dia 2 de março, domingo.
Mudanças à vista
No próximo ano, o evento seguirá a tradição de realizar no mês de março. Porém, nos dois últimos anos, coincidiu com o festival South by Southwest (SXSW), em Austin (EUA). Para evitar o choque de agendas, a Academia antecipou para o início do mês. O horário manterá o deste ano, 20h (horário de Brasília). O evento bateu recorde de audiência, com 19,5 milhões de espectadores. O espaço será o Dolby Theatre, em Hollywood (Los Angeles, EUA), como de costume.
A data final para inscrição de filmes e trabalhos será no dia 14 de novembro. As listas prévias dividas em dez categorias serão divulgadas em 17 de dezembro. Já as indicações oficiais serão feitas no dia 17 de janeiro.
Já se falam em favoritos
As especulações já começaram em torno dos favoritos para a próxima edição do Oscar. “Moana 2” aparece como favorito para animação. “Duna: parte 2”, “Coringa: folia a dois” e “Mad Max: furiosa” devem aparecer na premiação. Esses filmes deverão chegar aos cinemas nos próximos meses.
Poster de Mad Max: furiosa no CinemaCon 2024 (Foto:reproduçao/Valerie Macon/AFP/Getty Images embed)
Na edição deste ano, “Oppenheimer” foi consagrado o melhor filme, o que não causou nenhuma surpresa. Melhor atriz, no entanto, foi uma disputa complicada, pois as indicadas estavam no mesmo patamar como favoritas. Ryan Gosling deu um verdadeiro show ao interpretar “I’m just Ken” de Barbie. As falas dos vencedores foram voltadas para protestar contra as guerras que estão acontecendo, gerando momentos de reflexão.
Para aumentar a audiência, a Academia fez algumas mudanças na edição de 2024. Antecipou o horário do evento e tornou a estrutura mais dinâmica e engraçada. Que as inovações continuem para o evento de 2025.