Diretor comenta polêmica envolvendo Karla Sofía Gascón: “Imperdoável”

Jacques Audiard, diretor de "Emília Pérez" afirmou que Gascón precisa de um tempo para refletir e quem não falou com a atriz desde a polêmica

5 min de leitura
Foto de destaque: Jacques Audiard, diretor de Emília Pérez, no tapete vermelho do Globo de Ouro 2025 (Reprodução/Etienne Laurent/AFP/Getty Images Embed)

O diretor de “Emilia Pérez”, Jacques Audiard, concedeu uma entrevista ao Deadline nesta quarta-feira (05) e se pronunciou sobre as polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón. Assim, o cineasta disse ter ficado indignado quando viu os comentários vazados de Gascón e que as falas da atriz foram “imperdoáveis”.

Na entrevista, o indicado ao Oscar de Melhor Diretor também se retratou acerca de um comentário feito por ele se referindo à língua espanhola. Na ocasião, Audiard teria dito que o espanhol é um idioma “de países modestos, de pobres, de migrantes.”

Além disso, a Netflix bateu o martelo e determinou que Karla Sofía Gascón não participará das atividades da semana de divulgação do filme. No entanto, como uma pessoa indicada ao Oscar de Melhor Atriz, Gascón receberá um ingresso para estar presente na cerimônia.

Entrevista com Audiard ao Deadline

A primeira pergunta feita ao diretor foi sobre como o vazamento dos posts preconceituosos de Karla Sofía Gascón contribuíram negativamente para a pós-indicação de “Emilia Pérez”. Desta forma, Audiard afirmou ter construído uma boa relação baseada em confiança com a atriz durante as filmagens e, por isso, foi um grande choque quando ficou sabendo das posições preconceituosas de Gascón

E quando você tem esse tipo de relacionamento e de repente você lê algo que essa pessoa disse, coisas que são absolutamente odiosas e dignas de serem odiadas, é claro que esse relacionamento é afetado. É como se você caísse em um buraco. Porque o que Karla Sofía disse é imperdoável.

O cineasta também disse que não falou com Karla Sofía desde as polêmicas, pois, segundo ele, ela está em uma “abordagem autodestrutiva” que ele não pode interferir. 

“[…] eu realmente não entendo por que ela continua. Por que ela está se machucando? Por quê? Eu não entendo, e o que eu também não entendo sobre isso é porque ela está machucando pessoas que eram muito próximas a ela. Estou pensando nessa coisa de como machucar os outros, de como ela está machucando a equipe e todas essas pessoas que trabalharam tão incrivelmente duro neste filme. Estou pensando em mim mesmo, estou pensando em Zoe e Selena. Eu simplesmente não entendo por que ela continua nos machucando.


Elenco de Emilia Pérez
Elenco de “Emilia Pérez” no “Red Carpet” em Los Angeles (Foto: Reprodução/Lehtikuva/AFP)FP)

Assim, o diretor completou com uma crítica à colega de set, afirmando que ela está apenas fazendo o papel de vítima. Ele disse que não viu ela se desculpando e admitindo que teve falas equivocadas e sem explicações vitimistas.

Por fim, ele esclareceu a polêmica envolvendo sua fala sobre a língua espanhola:

O que tem sido dito sobre minha declaração é exatamente o oposto do que eu penso. Eu trabalhei cinco anos nesse filme e agora [meu pronunciamento] ser denegrido desta forma é simplesmente demais.

Polêmica envolvendo Gascón

A atriz protagonista de “Emilia Pérez”, Karla Sofía Gascón, pediu desculpas após uma polêmica em que internautas ressuscitaram alguns posts antigos preconceituosos no antigo Twitter, hoje X. Ela concedeu uma entrevista à CNN da Espanha em que negou ser racista, afirmou que tem um relacionamento com uma muçulmana e disse não ter criticado a colega de elenco Selena Gomez.

Nos posts em questão, Gascón havia criticado George Floyd, símbolo do movimento “Black Lives Matter”, e especulou que a cantora Adele teria ficado com a pele flácida após emagrecer. Além disso, ela teria afirmado que Selena Gomez é “uma menina rica que banca a pobre coitada sempre que pode e nunca vai parar de irritar o ex-namorado e a esposa dele”.

O filme “Emilia Pérez” estreia nesta quinta-feira (06) nos cinemas brasileiros. O longa foi indicado a 13 categorias do Oscar, incluindo melhor filme e melhor filme internacional. A obra concorre com o brasileiro “Ainda Estou Aqui” nas duas categorias, além de sua atriz principal, Karla Sofía Gascón, também estar na disputa ao Oscar de Melhor Atriz, junto à Fernanda Torres.

Estudante de jornalismo apaixonado por cinema e literatura.
Sair da versão mobile