Donald Sutherland deixa papéis marcantes em sua carreira

Leticia Barros Por Leticia Barros
3 min de leitura
Foto destaque: Perfil de Jogos Vorazes presta homenagem a Donald Sutherland em post (Reprodução/Instagram/@thehungergames)

Nesta quinta-feira (20), foi confirmada a notícia de falecimento do ator Donald Sutherland por seu filho, nas redes sociais. Sutherland, conhecido por diversos papéis nas telonas, deixou inúmeros trabalhos de grande reconhecimento na indústria cinematográfica, e será lembrado por toda sua trajetória profissional.


Donald Sutherland caracterizado como presidente Snow, de barba e cabelos brancos; usa roupa roxa e está sentado olhando para algo fora do ponto de vista da câmera.
Donald Sutherland interpretando Presidente Snow (Foto: reprodução/Instagram/@thehungergames)

Carreira

Apesar de ter começado sua carreira na década de 1960, Donald Sutherland chamou grande atenção em 1970, com o papel de protagonista no filme “M*A*S*H”, de Robert Altman. Na obra, o ator canadense interpreta Hawkeye Pierce, um médico do exército, que se passa na guerra da Coreia. Sendo um filme de comédia, a personagem foi marcada com grande dose de humor e deboche neste cenário oposto. Graças ao papel, Donald recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro.

Um dos papéis mais marcantes e memoráveis da carreira de Sutherland foi o Presidente Snow, da franquia “Jogos Vorazes”. Nos 4 filmes, Donald aparece interpretando Snow, presidente ditador de Panem que lidera o movimento anti-revolucionário que movimenta o roteiro dos filmes. Com a personagem, Sutherland foi premiado como “Melhor Vilão em Filme” no Teen Choice Award em 2014.

Além destes, Donald Sutherland participou de diversos outros filmes como “Os Doze Condenados”, de 1967, dirigido por Robert Aldrich; “Orgulho e Preconceito”, de 2005, dirigido por Joe Wright; “Os Guerreiros Pilantras”, também de 1970, dirigido por Brian G. Hutton e “Cowboys do Espaço”, dos anos 2000, dirigido por Clint Eastwood.

Em 2017 Donald Sutherland recebeu um Prêmio Honorário do Conselho de Governadores da Academia; em 2019, ele foi homenageado no festival de cinema da Espanha e Donald tem seu nome gravado na Calçada da Fama de Hollywood e do Canadá, terra natal de Sutherland. 

Família

Donald Sutherland deixa Francine Racette, sua terceira esposa há mais de 50 anos, e os filhos Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Rachel. O ator deixa também quatro netos.

Kiefer Sutherland seguiu os passos do pai e embarcou na carreira de ator, participando de obras consagradas como “Conte Comigo”, de 1986 e “Os Garotos Perdidos”, de 1987. Kiefer é vencedor do Emmy e do Globo de Ouro.

Deixe um comentário

Deixe um comentário