Fernanda Montenegro completa 95 anos; relembre 5 atuações premiadas da atriz

Vencedora do Emmy Internacional e única brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, a atriz está rodando novo filme e tem um longa para estrear

Júlia Fabra Por Júlia Fabra
6 min de leitura
Foto destaque: Fernanda Montenegro (Reprodução/Instagram/@bobwolfenson/Foto por Bob Wolferson)

A atriz Fernanda Montenegro, uma das principais atrizes da história do Brasil, completa 95 anos nesta quarta-feira (16). Frequentemente referenciada como a “grande dama da dramaturgia brasileira” e “a maior atriz da história do Brasil” pelo extenso trabalho no cinema, teatro e televisão, Fernanda coleciona inúmeros prêmios em projetos memoráveis ao longo dos seus 80 anos de carreira. Para celebrá-la, selecionamos 5 atuações premiadas da atriz que você pode conferir logo abaixo.

5 trabalhos premiados

“Central do Brasil” (1998) O filme segue a história de Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, uma ex-professora que trabalha escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. A obra é considerada um clássico do cinema brasileiro. Fernanda Montenegro recebeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, além de ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz.


Trailer do filme “Central do Brasil” (Reprodução/YouTube/Fãs de Cinema)

“O Que É Isso, Companheiro?” (1997) – Filme baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, que narra a história da luta armada contra a ditadura militar no Brasil nos anos 1960 e 1970. A trama gira em torno de um grupo de militantes que, em busca de libertação e justiça, planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Além do prêmio em Gramado, a atriz também foi premiada no Festival de Cinema de Havana com o filme.


Trailer do filme “O Que É Isso, Companheiro?” (Reprodução/Youtube/TveCinema)

“A Dama do Estácio” (2012) – Releitura em curta-metragem do filme “A Falecida”, que marcou a primeira atuação de Fernanda Montenegro no cinema. Na nova produção, a atriz vive novamente a prostituta Zulmira que, desta vez, acorda um dia atormentada com a ideia de que um dia irá morrer. Pela produção, Fernanda levou os prêmios de Melhor Atriz no Brazilian Film Festival of Toronto, Curta Canoa – Festival Latino Americano de Cinema, FestCine São Gonçalo, Festin Lisboa, Festival Brasil de Cinema Internacional, Festival de Brasília, Festival de Cinema de Moscou, entre outros.


Trailer do filme “A Dama do Estácio” (Reprodução/Youtube/Boituí)

“Casa de Areia” (2005) – Drama que conta a história de duas mulheres, mãe e filha, que se refugiam em uma casa isolada nas dunas do Maranhão durante a década de 1930. Elas enfrentam as dificuldades da vida em um ambiente hostil, lidando com o desespero, a solidão e a busca por um lugar no mundo. Fernanda ganhou o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Brasília por sua atuação no filme.

Trailer do filme “Casa de Areia” (Reprodução/Youtube/Conspiração Filmes)

“O Auto da Compadecida” (2000) A história se passa no nordeste do Brasil e segue as aventuras de dois personagens principais: Chicó, interpretado por Matheus Nachtergaele, e João Grilo, interpretado por Selton Mello. O filme é considerado um clássico do cinema brasileiro, tendo recebido aclamação da crítica e vários prêmios, destacando a riqueza cultural e a linguagem popular do nordeste. Fernanda Montenegro recebeu vários prêmios e reconhecimento por sua atuação no filme e os principais são o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), para Melhor Atriz Coadjuvante, e o Prêmio Guiness World Records, por ser a atriz mais longeva a atuar em um filme que se tornou um clássico do cinema brasileiro. O filme ganhará sequência e Fernanda também estará no elenco.


Trailer do filme “O Auto da Compadecida” (Reprodução/Youtube/Hmeteoro Meteoro)

Sobre Fernanda Montenegro

Carioca criada no bairro de Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, Fernanda Montenegro começou a trabalhar aos 15 anos de idade quando ganhou um concurso e virou locutora da rádio MEC. Sua estreia nos palcos veio em 1950, na peça “Alegres Canções nas Montanhas”. Na televisão, Fernanda começou em 1951, quando foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi do Rio de Janeiro.

Reconhecida internacionalmente, Fernanda Montenegro foi a primeira brasileira a vencer o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação em “Doce de Mãe (2013)”, além de ter ganhado um Urso de Prata no Festival de Berlim e recebido indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar de melhor atriz por seu trabalho em “Central do Brasil (1998)”, sendo a primeira mulher latino-americana, lusófona e brasileira a ser indicada nessa categoria. Em 2013, foi eleita a 15ª celebridade mais influente do país pela revista Forbes.

Em plena atividade, Fernanda está trabalhando na gravação de um novo filme, “Velhos Bandidos”, e tem outro longa para estrear em 7 de novembro, “Ainda Estou Aqui”.