Fernanda Torres mantém expectativas mesmo fora do SAG Awards 2025

Globo de Ouro e clamor da crítica sustentam esperança na corrida pelo prêmio da Academia

Raquel Cunha
3 min de leitura
Foto destaque: A atriz Fernanda Torres (reprodução/Instagram/@oficialfernandatorres)

Protagonista do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, a atriz Fernanda Torres ficou de fora da lista dos indicados do SAG Awards, premiação organizada pelo sindicato de atores de Hollywood e que também é conhecido como um importante prêmio antecedente ao Oscar. A ausência de Torres na categoria de Melhor Atriz pode complicar suas chances na corrida ao maior prêmio do cinema, mas não encerra suas esperanças de, pelo menos, conseguir uma indicação.

Neste ano, as indicadas ao SAG são Pamela Anderson, Demi Moore, Mikey Madison, Cynthia Erivo e Karla Sofía Gascon. A cerimônia do SAG Awards acontece no dia 23 de fevereiro, com transmissão ao vivo pela Netflix, tendo como apresentadora a atriz Kristen Bell.


A atriz vencedora da categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, Fernanda Torres, em publicação nas redes sociais (Foto: reprodução/ Instagram/@oficialfernandatorres)


A ausência de Fernanda no SAG Awards

Embora a falta de indicação ao SAG Awards possa significar um obstáculo significativo para Fernanda Torres, o histórico da premiação demonstra que ainda há esperança e possíveis surpresas na temporada de premiações.

Em 2024, a alemã Sandra Hüller, por exemplo, não foi indicada pelo sindicato por sua atuação em “Anatomia de uma Queda”, mas garantiu reconhecimento, sendo indicada ao Oscar posteriormente.

No entanto, casos de vitória no Oscar sem reconhecimento prévio no SAG são considerados raros. Isso faz com que a exclusão de Torres traga uma dose de incerteza para a trajetória da atriz na temporada de premiações, que tem como ápice a cerimônia da Academia em março.

Sucesso de público e crítica

O longa de sucesso “Ainda Estou Aqui” é um filme dirigido por Walter Salles e é baseado no livro de Marcelo Paiva. Narra a história de sua mãe, Eunice Paiva, vivida por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

Na trama, Fernanda interpreta uma mãe de cinco filhos, que se torna ativista durante a ditadura militar no Brasil, após o desaparecimento de seu marido. A atuação de Torres tem recebido elogios ao redor do mundo, o que lhe rendeu reconhecimento e prestígio por seu desempenho e venceu no Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, que a tornou uma das atrizes favoritas da temporada.

O filme continua em cartaz no Brasil e já foi assistido por mais de três milhões de espectadores. O longa conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024.

Com um elenco que inclui Selton Mello e Fernanda Montenegro, o filme é uma das grandes apostas nacionais na corrida pelo Oscar.