Festival de Gramado: Rodrigo Santoro recebe Kikito de Cristal

Na abertura da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, realizada nesta sexta-feira (15) na Serra Gaúcha, Rodrigo Santoro foi o grande destaque. O ator, com mais de 30 anos de trajetória no cinema, recebeu o Kikito de Cristal, homenagem que reconhece artistas brasileiros de destaque global. A noite também apresentou O Último Azul, […]

16 ago, 2025
Foto destaque: Rodrigo Santoro agradece após ganhar o Kikito de Cristal (Reprodução/Diego Vara/AgPressphoto)
Foto destaque: Rodrigo Santoro agradece após ganhar o Kikito de Cristal (Reprodução/Diego Vara/AgPressphoto)
No 53º Festival de Cinema de Gramado, ator Rodrigo Santoro recebe a homenagem "Kikito de Cristal"

Na abertura da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, realizada nesta sexta-feira (15) na Serra Gaúcha, Rodrigo Santoro foi o grande destaque. O ator, com mais de 30 anos de trajetória no cinema, recebeu o Kikito de Cristal, homenagem que reconhece artistas brasileiros de destaque global. A noite também apresentou O Último Azul, filme dirigido por Gabriel Mascaro e estrelado por Santoro, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim 2025. O Festival de Gramado, um dos principais eventos de cinema da América Latina, teve seu início dia 13 e vai até o dia 23 de agosto de 2025.

Presença do ator no Festival

Situado na Amazônia, o filme retrata um Brasil quase distópico em que o governo encaminha idosos a uma colônia habitacional para os anos finais de vida. Tereza (Denise Weinberg), de 77 anos, decide então embarcar em uma última viagem para concretizar seu maior desejo. Santoro dedicou seu prêmio ao cinema independente brasileiro e, em discurso, destacou o papel do festival em valorizar a diversidade cultural do país.


Festival de Gramado: Rodrigo Santoro recebe Kikito de Cristal
Rodrigo Santoro deixa marcas na Calçada da Fama. (Foto: Reprodução/Edison Vara/AgPressphoto)

No Palácio dos Festivais, o festival reuniu artistas e a Orquestra Sinfônica de Gramado. O ator, acompanhado da esposa Mel Fronckowiak, eternizou sua participação ao deixar suas marcas na Calçada da Fama.


Festival de Gramado: Rodrigo Santoro recebe Kikito de Cristal
Mel Fronckowiak e Rodrigo Santoro no Festival de Gramado. (Foto: Reprodução/Cleiton Thiele/AgPressphoto)

Trajetória e Carreira

Rodrigo Santoro iniciou sua trajetória em novelas, mas rapidamente ganhou destaque no cinema, com filmes como Bicho de Sete Cabeças (2000), dirigido por Laís Bodanzky, e Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles. No cenário internacional, esteve em produções como Simplesmente Amor (2003), 300 (2007), Che (2008) e O Golpista do Ano (2009), além de participar das séries Lost (2004) e Westworld (2016). Com mais de 30 filmes no currículo, tornou-se o primeiro brasileiro a receber o Kikito de Cristal.

Em 2024, jovens gringos redescobriram a minissérie Hilda Furacão, exibida pela Globo há 25 anos, e se encantaram com o personagem Frei Malthus, vivido por Rodrigo Santoro.


Festival de Gramado: Rodrigo Santoro recebe Kikito de Cristal
Rodrigo Santoro em Hilda Furacão, 1998. (Foto: Reprodução/Globo)

O Último Azul’ tem estreia confirmada nos cinemas brasileiros

Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, o longa brasileiro já tem data de lançamento: chega às salas de cinema do país em 28 de agosto. Além do Urso de Prata, O longa recebeu mais dois reconhecimentos na 75ª edição do Festival de Berlim: o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do jornal Berliner Morgenpost.

Trailer de “O Último Azul” (Vídeo: reprodução/Youtube/Vitrine Filmes)

Depois de sua apresentação no Festival de Gramado, O Último Azul segue para o Festival Internacional de Toronto e tentará representar o Brasil na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, em busca de repetir o êxito de Ainda Estou Aqui, vencedor da categoria em 2025.

Mais notícias