O filme, aplaudido por 15 minutos no último Festival de Cannes, na França, O agente secreto, será lançado nos EUA pela empresa responsável pela exibição do vencedor do último Oscar, Anora. A colaboração entre o diretor Kleber Mendonça e o ator e diretor Wagner Moura disputa o prêmio principal do evento, que será divulgado neste sábado (24).
A Neon, organização independente e responsável pela distribuição, é uma das principais distribuidoras de produções nos Estados Unidos. A empresa também se tornou a queridinha do Festival de Cannes, após os filmes lançados por ela vencerem a premiação mais importante do cinema: o Oscar e as últimas cinco palmas de ouro.
Filmes como Parasita (2019), Titane (2021), Triângulo da Tristeza (2022), Anatomia de uma Queda (2023) e Anora (2024) conquistaram o prêmio mais prestigiado da indústria cinematográfica.
O sucesso do cinema nacional
Em março deste ano, o Brasil viveu um momento histórico ao levar para casa o prêmio de Melhor Filme Internacional, na premiação mais prestigiada do cinema. Ainda Estou Aqui, filme do diretor Walter Salles, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva e estrelado por Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro, recebeu três indicações ao Oscar — incluindo uma para Fernanda Torres como Melhor Atriz.
Apesar de não ter vencido a categoria de Melhor Filme do Ano, a produção brasileira conquistou o prêmio de Filme Internacional de 2025, o que aumentou ainda mais a aclamação da obra, que vem repercutindo tanto no Brasil quanto no exterior.
Ainda estou aqui(Foto: reprodução/YouTube/vídeo globoplay)
“O Agente Secreto”
O longa, que ainda não tem data de estreia no Brasil, narra a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que, ao retornar a Recife para rever o filho mais novo, encontra o país sob uma ditadura militar. O filme retrata o Brasil em um dos períodos mais sombrios de sua história, marcado por repressão e sofrimento.