“O Agente Secreto”: cinema nacional recebe sessão de aplausos em Cannes
Filme de Kleber Mendonça Filho, aborda a ditadura militar e disputa a Palma de Ouro no prestigiado Festival de Cannes; cinema nacional tem destaque mundial
Foto destaque: Elenco do filme 'O Agente Secreto' (Reprodução/g1)
Compartilhar
O filme “O Agente Secreto”, novo thriller de Kleber Mendonça Filho ambientado no período da ditadura militar, estreou neste domingo (18) no Festival de Cinema de Cannes e foi ovacionado com 13 minutos de aplausos calorosos. O longa concorre à Palma de Ouro, prêmio de maior prestígio do festival.
Com Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido nos papéis principais, o elenco também conta com Gabriel Leone e Alice Carvalho, todos presentes na première em solo francês.
A trama
A história se passa em 1977 e acompanha Marcelo, um professor especializado em tecnologia, que tenta escapar de um passado violento e nebuloso em São Paulo. Na tentativa de recomeçar, muda-se para Recife, mas logo percebe que a nova cidade guarda seus próprios conflitos e desafios — o refúgio se revela uma ilusão.
Kleber Mendonça Filho esteve presente na exibição e fez um discurso emocionado ao final, agradecendo à equipe envolvida na produção.
Foi uma grande experiência fazer ‘O Agente Secreto’. Foi foda. Foi incrível”, disse.
Filme de Kleber Mendonça Filho é ovacionado em Festival (Vídeo: reprodução/YouTube/@uol)
Cinema nacional em alta
Nos últimos anos, o cinema nacional tem ganhado espaço em festivais internacionais. Além do novo trabalho de Mendonça Filho, “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, também se destacou, e o retorno de Wagner Moura ao circuito internacional reforça a visibilidade da produção brasileira.
O Brasil também foi convidado de honra no Marché du Film, o Mercado de Filmes de Cannes, que acontece entre os dias 13 a 21 de maio. Neste evento, o cinema nacional mostra suas produções, expõe sua cultura e troca experiências com outros profissionais do cinema, garantindo maior notoriedade entre os concorrentes e reforçando laços com os franceses, como pontou a Ministra da Cultura, Margareth Menezes:
Brasil e França compartilham há muito tempo uma parceria forte e em evolução, e isso se estende ao mundo do cinema e às indústrias criativas.
Nos próximos dias, “O Agente Secreto” terá novas exibições em Cannes, ao lado de outras grandes produções do cinema mundial que o público aguarda entusiasmado, como, por exemplo:
Missão Impossível: O Acerto Final;
O Esquema Fenício;
Nouvelle Vague, entre outros.
Além dos filmes, os principais looks do primeiro dia do Festival 2025 e a seleção oficial dos longas, se destacaram nas redes sociais e na mídia mundial.