Kleber Mendonça Filho divulga que “O Agente Secreto” deve estrear em novembro no Brasil

O diretor Kleber Mendonça Filho revelou em suas redes sociais a previsão de estreia no Brasil de seu novo longa, O Agente Secreto. A produção, que arrebatou dois importantes prêmios no Festival de Cannes, de melhor direção e melhor ator, deve chegar aos cinemas brasileiros no início de novembro, segundo Mendonça. Ainda não há uma […]

05 jun, 2025
Foto destaque: Pôster do filme O Agente Secreto (reprodução/Instagram/@vitrine_filmes)
Foto destaque: Pôster do filme O Agente Secreto (reprodução/Instagram/@vitrine_filmes)
O ator Wagner Moura no pôster do filme O Agente Secreto

O diretor Kleber Mendonça Filho revelou em suas redes sociais a previsão de estreia no Brasil de seu novo longa, O Agente Secreto. A produção, que arrebatou dois importantes prêmios no Festival de Cannes, de melhor direção e melhor ator, deve chegar aos cinemas brasileiros no início de novembro, segundo Mendonça. Ainda não há uma data oficial confirmada.

Thriller político deve estrear em novembro

Um dos filmes brasileiros mais aguardados do ano já tem previsão de estreia. Segundo postagem do diretor Kleber Mendonça Filho no Instagram, O Agente Secreto deve chegar aos cinemas no início de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes. Até então, a única informação divulgada era de que o lançamento ocorreria no segundo semestre de 2025.

O filme é protagonizado por Wagner Moura e conta com outros nomes consagrados do cinema nacional, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Carlos Francisco. A direção é assinada por Kleber Mendonça Filho, que também escreveu o roteiro. O cineasta é conhecido por trabalhos de forte crítica social, como Bacurau e O Som ao Redor.


Postagem do diretor sobre a previsão de estreia do filme (foto: reprodução/Instagram/@kleber_mendonca_filho)


Clima de tensão política

No filme, Wagner Moura interpreta Marcelo, um engenheiro especializado em tecnologia. A trama se passa em Recife, em 1977, durante a ditadura militar brasileira, e mostra o retorno de Marcelo à sua cidade natal após anos de ausência. Em busca de tranquilidade, ele se depara com um ambiente carregado de tensão, onde mistérios e ameaças rondam o cotidiano.

Durante a première em Cannes, Kleber Mendonça Filho explicou uma das motivações por trás do roteiro. “O que mais me levou a escrever esse filme foi a percepção de que o Brasil sofre de uma espécie de amnésia autoinduzida, que se consolidou com a anistia de 1979, proposta pelo próprio regime militar, responsável por inúmeros atos de violência contra a população desde 1964”, afirmou o diretor.


Teaser oficial de O Agente Secreto, que deve chegar aos cinemas brasileiros em novembro (vídeo: reprodução/YouTube/Vitrine Filmes)

Reconhecimento internacional reforça expectativa

Ovacionado no Festival de Cannes, O Agente Secreto também saiu consagrado com dois dos principais prêmios do evento. Wagner Moura foi eleito melhor ator por sua atuação no papel principal, enquanto Kleber Mendonça Filho levou o prêmio de melhor direção. Com esse reconhecimento internacional, o filme já é apontado como um forte candidato a representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar.

Além dos prêmios recebidos, O Agente Secreto também garantiu importantes acordos de distribuição durante sua passagem por Cannes. Nos Estados Unidos, os direitos foram adquiridos pela distribuidora Neon, responsável pelo vencedor do Oscar Anora. Já a plataforma Mubi ficará encarregada do lançamento no Reino Unido, Índia e nos países da América Latina, exceto no Brasil, onde a Vitrine Filmes fará a distribuição.

Mais notícias