Nesta sexta-feira (21) a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), que organiza o Oscar, anunciou que “O Agente Secreto” está apto a disputar a premiação. Com isso, o longa de Kleber Mendonça Filho passa a integrar a lista de produções que podem concorrer em suas respectivas categorias na 98ª edição do prêmio. O filme foi escolhido como o representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além de disputar uma vaga em Filme Internacional, “O Agente Secreto” também vem sendo citado por especialistas como possível responsável por uma indicação de Wagner Moura a Melhor Ator. Ambientado em 1977, o longa acompanha a trajetória de um professor universitário que retorna a Recife na tentativa de deixar para trás um passado cercado de mistérios.
Recorde de público
Com 750 mil ingressos vendidos, “O Agente Secreto” já se consolidou como o filme de maior alcance na trajetória de Kleber Mendonça Filho e ocupa ainda a segunda posição entre os longas brasileiros mais vistos lançados em 2025. As informações foram divulgadas pela assessoria do filme.
No cenário internacional, “O Agente Secreto” vem chamando cada vez mais a atenção da imprensa. Só na última semana, o longa ultrapassou a marca de 20 prêmios, após receber o “Prêmio da Crítica” no Key West Film Festival e o troféu de “Melhor Fotografia” no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, este último concedido a Evgenia Alexandrova.
Veja quais prêmios internacionais o filme já conquistou (Foto: reprodução/Instagram/@vitrine_filmes)
Já nas redes sociais, o filme dominou as conversas em torno do Governors Awards – cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – que teve a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux e do ator Wagner Moura.
Próximos passos rumo ao Oscar
A partir de agora, o destino do filme está nas mãos dos votantes dispostos a encarar a maratona de exibições obrigatórias. Em breve, serão conhecidos os próximos capítulos da trajetória do possível representante brasileiro na disputa. No dia 16 de dezembro, a Academia divulga as listas de pré-indicados de categorias como melhor documentário e filme internacional; já a relação completa dos indicados será anunciada em 22 de janeiro. A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para 15 de março de 2026.
