“O Último Azul”: filme brasileiro participará do Festival de Toronto

O longa-metragem, O Último Azul, com a produção comandada por Gabriel Mascaro e estrelada por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, acaba de ser confirmado no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF).  Sobre o filme “O Útimo Azul” é protagonizado por Denise Weinberg, juntamente com Rodrigo Santoro, Andanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás no […]

05 ago, 2025
Foto destaque: Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em seus respectivos papeis em O Útimo Azul, filme que tem previsão de estreia para o dia 28 de agosto. (Reprodução/Vitrine Filmes)
Foto destaque: Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em seus respectivos papeis em O Útimo Azul, filme que tem previsão de estreia para o dia 28 de agosto. (Reprodução/Vitrine Filmes)
Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em seus respectivos papeis em O Útimo Azul, filme que tem previsão de estreia para o dia 28 de agosto.

O longa-metragem, O Último Azul, com a produção comandada por Gabriel Mascaro e estrelada por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, acaba de ser confirmado no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). 

Sobre o filme

“O Útimo Azul” é protagonizado por Denise Weinberg, juntamente com Rodrigo Santoro, Andanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás no elenco. Assim, o longa se passa na Amazônia, representando um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional onde poderão “desfrutar” seus últimos anos de vida.


Post feito pelo perfil do Festival de Cinema de Toronto confirmando participação de produção brasileira (Foto: reprodução/X/@TIFF_NET)


Antes de seu exílio compulsório, Tereza (interpretada por Denise) uma mulher de 77 anos de idade, embarca em uma jornada para realizar seu último sonho. Uma trama sobre resistência, amadurecimento e sonhos ao longo dos rios amazônicos. O filme tem previsão de chegada aos cinemas para o dia 28 de agosto.

Premiações e participações em festivais

Dirigido por Gabriel Mascaro, também diretor de outras obras como “Boi Neon” e “Divino Amor”, “O Último Azul” será o filme de abertura do Festival de Cinema de Gramado deste ano. Já em sua 53º edição, o festival acontecerá entre os dias 13 e 23 de agosto. 


“O útimo Azul” será o filme de abertura do evento (Foto: reprodução/Instagram/@vitrine_filmes)


Quando fazemos filme brasileiro, o que mais queremos é mostrá-lo para o Brasil. E finalmente, depois de uma linda trajetória em festivais, a gente vai poder estrear no Brasil no Festival de Gramado, e logo em seguida entrar em cartaz”, diz o diretor, Gabriel Mascaro. “Tem sido muito bonito ver um personagem que, de maneira muito universal, fala tanto sobre várias culturas – uma personagem idosa em busca do seu sonho, encontrando o seu desejo. É muito lindo ver um longa filmado na Amazônia, no Brasil, encontrar ressonância com tantas culturas diferentes”, concluiu. 

“O Último Azul” já foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, e exibido em  mais 13 festivais espalhados em diferentes países pelo mundo, incluindo China, República Tcheca, Islândia, México, Polônia, Taiwan, Reino Unido e Uruguai. 

Mais notícias