A votação final para o Oscar 2025 termina nesta terça-feira (18), às 22h (horário de Brasília). A premiação vai ocorrer no dia 2 de março, no domingo de Carnaval, em Los Angeles, e terá transmissão ao vivo pela TV Globo. A edição deste ano está marcada como uma das mais abertas, na qual é difícil definir um favorito para a maior parte das categorias.
No início da votação, no dia 11 de fevereiro, o filme “Anora” tinha favoritismo após vencer os prêmios de melhor direção pelo Sindicato dos Diretores (DGA, sigla em inglês) e, de melhor produção, pelo Sindicato de Produtores (PGA, sigla em inglês). No entanto, a liderança como favorito foi estremecida após algumas derrotas no Bafta, premiação britânica realizada no último domingo (16).
A categoria de Melhor Atriz
O Bafta 2025 ajudou a indefinir ainda mais a disputa para a categoria de melhor atriz. Mikey Madison (“Anora”) venceu a categoria no evento britânico e, junto com Demi Moore (“A Substância”) e Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”), voltou a ser uma aposta para vencer a categoria na premiação americana.
Apesar do Bafta ser uma grande premiação, com muitos membros votantes em comum com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana, ele possui um histórico instável nas previsões para o Oscar. Contudo, a premiação do Sindicato dos Atores (SAG, sigla em inglês), vai ocorrer no próximo domingo (23) e pode esclarecer melhor sobre a disputa. Vale lembrar que a atriz brasileira Fernanda Torres não foi indicada nesta premiação.
Porém, de acordo com especialistas da revista “Variety”, caso o evento do SAG premie um outro nome, como Cynthia Erivo (“Wicked”), as chances de Fernanda Torres levar o prêmio no Oscar 2025 se tornam mais altas.
A categoria de Melhor Filme
Para a categoria de melhor filme “Anora” continua na liderança. Entretanto, a premiação britânica premiou o filme “Conclave” na categoria principal. Além disso, “Anora” foi derrotado nas categorias de direção e de roteiro original, o que pode ter estremecido seu favoritismo. Ainda sim, o filme do diretor Sean Baker já havia ganho a mesma categoria no prêmio do Sindicato de Roteiristas (WGA, sigla em inglês).
A perda mais significativa para o filme “Anora” no Bafta foi a de direção. Com a derrota, Sean Baker deixa de ser um dos favoritos ao prêmio de melhor direção no Oscar, o que diminui as chances de seu filme vencer a categoria principal do evento. Sendo assim, o filme “O Brutalista”, vencedor na categoria de melhor direção do Bafta, volta a brigar junto com “Anora” pelo título principal do Oscar 2025.