Lista de finalistas para categoria de Efeitos Especiais do Oscar 2026 é publicada
Foi divulgado nesta quinta-feira (27) pela Academia os finalistas para concorrer a categoria de Efeitos Especiais na premiação de 2026
A Academia mais conhecida por Oscar, divulgou nesta quinta-feira (27) os finalistas para concorrer a categoria de Efeitos Especiais na premiação de 2026. A corrida para os Oscar 2026 está ocorrendo com filmes e atores fazendo campanha para suas obras desde já.
A premiação confirmou que irão revelar os indicados a todas categorias oficialmente no dia 22 de janeiro de 2026. A 98° edição dos Oscar irá ocorrer no teatro Dolby, em Los Angeles no dia 15 de março de 2026. O comediante norte-americano Conan O’Brien retorna ao palco depois de também apresentar a edição de 2025.
Finalistas para prêmio de Efeitos Especiais 2026
Alguns destaques dessa lista são os filmes:
Avatar: Fogo e Cinzas é o 3° filme lançado que faz parte de uma franquia com outros clássicos e com maiores bilheterias do cinema. O filme será lançado oficialmente dia 18 de dezembro de 2025 no Brasil, a pré-venda já está agendada para o dia 1° de dezembro. Avatar: Fogo e Cinzas é continuação do filme “Avatar” lançado em 2009 e sua sequencia “Avatar: caminho da Água” de 2022.
E Wicked: Parte 2 que foi lançado nos cinemas brasileiros no dia 20 de novembro de 2025. A história acompanha as personagens Elphaba (Cynthia Erivo) e Glinda (Ariana Grande) em sua longa e final jornada, que pudemos ver o inicio no filme Wicked lançado em 21 de novembro de 2024 no Brasil.
Outros filmes finalistas para a categoria de efeitos especiais são:
- Capitão América: Admirável Mundo Novo
- The Electric State
- F1: O Filme
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
- Frankenstein
- Como Treinar Seu Dragão
- Jurassic World: Renascimento
- Lilo & Stitch
- The Lost Bus
- Mickey 17
- Um Filme Minecraft
- Missão: Impossível – O Acerto Final
- Predador: Terras Selvagens
- O Sobrevivente
- Pecadores
- Superman
- Thunderbolts*
- Tron: Ares
Possíveis Filmes Brasileiros no Oscar 2026
Após grande campanha em 2025 com o filme “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles com protagonismo histórico de Fernanda Torres com o papel de Eunice Paiva, que foi indicado a três categorias e venceu Melhor Filme Internacional, o Brasil apresenta possíveis candidatos a premiação.
O primeiro deles é o filme “O Agente Secreto” de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura interpretando Marcelo. O filme concorre a indicação na categoria de Melhor Filme Internacional.
Trailer Oficial “O Agente Secreto” (Vídeo: reprodução/YouTube/Trailer Oficial/Vitrine Filmes)
Apocalipse nos Trópicos de Petra Costa, documentário brasileiro lançado em 2025, conta a influência de religiões evangélicas na politica brasileira. O longa foi lançado no festival Internacional de Cinema de Veneza em 29 de agosto de 2024 e chegou ao streaming brasileiro em 14 de julho de 2025.
Trailer Oficial “Apocalipse nos Trópicos” (Vídeo: reprodução/YouTube/Trailer Oficial/Netflix Brasil/Petra Costa)
Petra já teve um de seus trabalhos indicado ao Oscar 2020 na categoria de Melhor Documentário em Longa-metragem. Democracia em Vertigem, lançado em 2019, é um documentário relatando os bastidores em torno do impeachment da presidente do Brasil Dilma Rousseff, o julgamento do Presidente Lula e eleição de Jair Bolsonaro.
Apocalipse nos Trópicos pode concorrer a categoria de Melhor Filme, segundo regras da Academia, mas um documentário nunca foi indicado nesta categoria. As esperanças são para indicação em Melhor Documentário em Longa-metragem.
