Nesta segunda-feira (20), em São Paulo, ocorreu a premiação da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) de 2024, evento que escolheu os melhores em áreas como Televisão, Teatro e Cinema.
E, pela primeira vez em muitos anos, a Globo não levou o prêmio de “Melhor Novela”, tendo sido desbancada pela trama “Pedaço de Mim”, produzida pela Netflix.
Enredo
Composta por 17 capítulos, a obra é a primeira novela brasileira da Netflix. A história, criada e escrita por Ângela Chaves, gira em torno da personagem Liana (Juliana Paes), uma mulher que vivencia uma condição chamada superfecundação heteroparental, isto é, fica grávida de gêmeos de pais diferentes.
Casada, a mulher planejava ter um filho com o marido, mas ela descobre uma traição que muda todo o seu relacionamento. Na mesma noite, ela é vítima de um abuso sexual.
Dias após o ocorrido, é revelado que ela está grávida de gêmeos, mas que cada um tem um pai diferente. Para preservar a união da família, Liana tentará ao máximo manter a situação em segredo.
Trailer oficial da novela “Pedaço de Mim” (Reprodução/YouTube/Netflix Brasil)
Vencedores da premiação
Além do troféu de “Melhor Novela”, a Netflix também conquistou os prêmios de “Melhor Série”, com “Senna”. Dentre os vencedores da categoria TV estão os atores Chay Suede, por “Mania de você”; Andrea Beltrão, eleita melhor atriz por “No rancho fundo”.
A GloboPlay levou o de melhor série documental, por “Kubrusly: mistério sempre há de aparecer”. O programa “Sem Censura” levou o prêmio de “Melhor Programa” e Fausto Silva conquistou o “Prêmio Especial da Crítica”.
Em Cinema, o prêmio de “Melhor Filme” ficou para o longa-metragem “Ainda Estou Aqui”. Também tiveram destaque Fernanda Torres (“Melhor Atriz” por “Ainda Estou Aqui”), Bruno Jefferson (“Melhor Ator” por “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”), André Novais Oliveira (“Melhor Direção” por “O Dia que Te Conheci”), Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos (“Melhor Roteiro” por “Retrato de um Certo Oriente”), e Pedro Freire conseguiu o “Prêmio Especial do Júri” pela direção do longa “Malu”.