O cinema nacional celebra mais uma conquista para as produções brasileiras, o filme “Ainda estou Aqui” teve o reconhecimento internacional e continua emocionando plateias pelo mundo todo, o filme teve um aumento em sua bilheteira após ter sido indicado ao Oscar. A academia de Artes e Ciências publicou uma cena do filme em sua rede social.
Longa-metragem brasileiro disputa em três categorias
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas compartilhou recentemente uma cena do filme” Ainda Estou Aqui”, enfatizando a performance de Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Em questão de minutos, a publicação no Instagram recebeu uma enxurrada de curtidas e comentários de brasileiros, evidenciando o forte respaldo ao filme e à intérprete.
Trecho do filme “Ainda estou Aqui” (Vídeo: reprodução/Instagram/@theacademy)
O longa-metragem continua em exibição nos cinemas do Brasil e já conquistou mais de quatro milhões de espectadores, estabelecendo-se como um grande êxito. “Ainda Estou Aqui“, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2024, compete em três categorias no Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Filme e Melhor Atriz Principal.
Uma narrativa envolvente e a ausência de Walter Salles na lista de indicados
O filme foi inspirado no livro de Marcelo Rubens de Paiva. O livro é inspirado em fatos reais de sua vida com sua família. Tanto o filme quanto o livro trazem uma narrativa bastante peculiar sobre a ditadura militar ocorrida na década de 1970, e ali se passa toda a história da família Rubens. A história acompanha a trágica experiência da mãe de Rubens, Eunice, que conta ter visto o pai preso pelo exército e desaparecendo sem deixar rastros, mergulhando a família na dor e no desespero.
Eunice (Fernanda Torres) começa a procurar o marido e passa a acreditar que o ele foi morto e seu corpo queimado, iniciando assim a luta de uma família por justiça em uma época em que as mulheres não tinham voz e não podiam criar os filhos sem a presença de um homem.
Embora o diretor Walter Salles tenha recebido indicações em categorias significativas, ele acabou sendo excluído da competição de Melhor Diretor. Marcada para 2 de março, a cerimônia do Oscar de 2025 será transmitida pela Globo, que garantiu que priorizará a cobertura do evento, apesar das comemorações do Carnaval que se aproximam.