A Warner Bros Discovery informou que um novo filme do responsável pelos filmes “Duna” e “Duna 2”, Denis Villeneuv, será lançado em 18 de dezembro de 2026.
Não há demais informações do longa, todavia, acredita-se que a Warner menciona o terceiro filme da saga, como indica o “Deadline”, após ouvir fontes da Legendary, e o mesmo posicionamento foi feito pela revista “The Hollywood Reporter”.
Em contrapartida, fontes que foram ouvidas pela “Variety” relatam que, na verdade, a Warner se refere à adaptação do livro finalista do Pulitzer, “Nuclear War: A Scenario”, de autoria de Annie Jacobsen, o qual também será dirigido por Villeneuv.
Os dois primeiros filmes
O primeiro filme foi lançado em 2021 e, por ter sido lançado durante a pandemia, o lançamento ocorreu de forma simultânea nos cinemas, e no streaming dos Estados Unidos. Ainda assim, houve um faturamento de US$ 407,5 milhões.
A continuação, lançada em fevereiro deste ano, obteve também um bom lucro, atingindo US$ 711,8 milhões de bilheteria global, ficando em segundo lugar, com o primeiro ocupado por “Divertida Mente 2”.
Villeneuv já havia dito que gostaria de dirigir a continuação, e após, o desenvolvimento do terceiro filme foi confirmado pela Legendary.
A continuação da história
A continuação da saga adaptará o segundo livro de Frank Herbert, intitulado “Messias de Duna”, publicado em 1970, e tratando temas como a responsabilidade que vem com o poder, livre arbítrio, consequência e sacrifício.
Doze anos após o fim de “Duna”, Paul torna-se imperador do universo da obra, e precisa encarar o que isso significa para o mundo ao seu redor. A derrota dos Harkonnen e do imperador Padishah Shaddam IV não foi fácil, e agora é preciso lidar com as responsabilidades e complexidades ao se governar tal império.
Os inimigos de Paul fazem uma aliança, a qual ocasiona uma conspiração contra o atual imperador, a fim de que seu reinado fosse abalado, e este fosse eliminado, devido à ameaça que representa. Enquanto isso, Paul tem de lidar com suas ações, o peso do império, e o fato de ser incapaz de controlar o destino, tanto das pessoas à sua volta, quanto o seu próprio.
Apesar de haverem mais quatro livros, com ainda informação sobre o este universo, e com mais história, “Duna 3” deve finalizar a adaptação, visto que Villeneuv informou não haver desejo em dirigir outro filme da saga.
Não há informações sobre este terceiro filme, nem mesmo sobre o elenco, o qual foi formado nos dois primeiros filmes por nomes como Zendaya, Oscar Isaac, Timothée Chalamet, Jason Momoa e Rebecca Ferguson, nos papéis de Chani, Duke Leto Atreides, Paul Atreides, Duncan Idaho e Lady Jessica, respectivamente.