Steven Soderbergh deseja explorar bastidores da ‘The Eras Tour’ em filme

Marina Camarotti Por Marina Camarotti
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Foto Destaque: Taylor Swift e Steven Soderbergh (Reprodução/Gareth Cartemolle/Euan Cherry/Getty Images Embed/ Montagem Por Marina Camarotti)

Durante palestra no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, segundo o portal de cinema World of Reel, o diretor estaria trabalhando em um projeto que analisa empreendimentos cooperativos em grande escala. Entre os exemplos, incluiu a turnê de Taylor Swift. De acordo com ele:

Você olha para um show de Taylor Swift, bem, olha para toda a turnê, e apenas pensa, ‘Ok, isso funciona.’ Todas essas pessoas, todo esse esforço, a coordenação disso, e funciona. (…) O que ela fez, o que ela está fazendo da maneira como está fazendo, ninguém jamais fez isso antes. A quantidade de controle que ela assumiu. E ela está fazendo tudo sozinha. Ninguém jamais fez isso. Está funcionando. E é um ótimo modelo.

Steven Soderbergh para World of Reel

Em uma época marcada pela aversão a musicais, a indústria audiovisual evita promover filmes desse gênero para atrair o público aos cinemas. Um exemplo disso foi a promoção de Meninas Malvadas de 2024, em que, até o lançamento, o público não entendia a razão de um remake tão próximo ao clássico de 2003. No entanto, o olhar de Soderbergh é bastante corajoso. Seu projeto deve ser engraçado e musical para funcionar. Talvez o fenômeno Taylor Swift seja uma exceção a essa regra.

Segundo o cineasta, ele afirma que miraria em alguns aspectos, caso a ideia saia do papel, como:

“Eu gostaria de saber mais sobre como ela faz tudo isso de forma detalhada. Como funciona o negócio? Quem são as pessoas de confiança dela? Como está o dinheiro? Como todo o dinheiro circula? Como tudo isso funciona? Estou fascinado por isso porque é uma história de sucesso.”

Steven Soderbergh para World of Reel

Dessa forma, o diretor expressa seu desejo de realizar o filme de maneira documental, buscando compreender profundamente os bastidores de um projeto tão bem-sucedido.

‘The Eras Tour’ de Taylor Swift

Com uma carreira de sucesso desde a adolescência, a cantora que começou no country e gradualmente se tornou pop é conhecida por definir estéticas distintas para cada um de seus álbuns de estúdio. Essa característica abrange tanto a sonoridade quanto seu visual.


Taylor Swift nas eras 1989, Reputation e Folklore (Reprodução/Instagram/@taylorswift)

Partindo dessa premissa e com mais de 10 álbuns de estúdio, a cantora anunciou em 2022 a The Eras Tour, uma jornada que atravessa seus quase 20 anos de carreira por meio de suas diferentes eras. Assim, o show se torna um grande storytelling de sua vida, visto através de sua visão criativa.

Até o momento, Swift já quebrou recordes de lucratividade com sua turnê, alcançando uma arrecadação de 267,1 milhões de dólares. Em adição, a turnê é histórica por ter chegado a lugares onde a cantora nunca havia levado suas turnês anteriores, como o Brasil, que a recebeu em 2023.

Caso Soderbergh prossiga com seu plano de um filme sobre a The Eras Tour, este seria o segundo filme a abordar tal feito. No final de 2023, a cantora disponibilizou a gravação de seu show no SoFi Stadium, na Califórnia, para distribuição nos cinemas e posteriormente no Disney Plus.

Steven Soderbergh

O diretor possui um portfólio bastante diversificado. Embora seus trabalhos mais conhecidos sejam os filmes da trilogia de Onze Homens e Um Segredo, o cineasta já explorou diversos gêneros ao longo de sua carreira.

Num primeiro momento, associar Taylor Swift a Steven Soderbergh pode parecer um tanto excêntrico. No entanto, ao analisar a filmografia do diretor, é possível identificar nuances que se encaixam perfeitamente na The Eras Tour. O tom investigativo que ele deseja transmitir lembra um pouco de Onze Homens e Um Segredo, enquanto a sensibilidade para contar a história da cantora é evidente em filmes como Erin Brockovich, que rendeu um Oscar à Julia Roberts. Além disso, o aspecto musical é claramente explorado na franquia Magic Mike.

Resta aguardar para saber se a ideia será levada às telonas. Até lá, o cineasta tem duas estreias em vista: seu filme de horror “Presence”, que já recebeu ótimas críticas no festival Sundance, embora ainda não tenha data de estreia definida; e o thriller “Black Bag”, estrelado por Cate Blanchett e Michael Fassbender, com expectativa de lançamento no final de 2024 nos cinemas.

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