“O melhor que já li”: roteiro de novo filme de Christopher Nolan é aclamado por Tom Holland
O ator Tom Holland, que interpreta o Homem-Aranha nos filmes da Marvel, disse ao portal Deadline, dos Estados Unidos, que o roteiro do filme “A Odisseia” foi o melhor que ele já leu. Holland afirmou ainda que o diretor, Christopher Nolan, sabe o que quer, mas concede liberdade para que os atores construam ativamente as […]
O ator Tom Holland, que interpreta o Homem-Aranha nos filmes da Marvel, disse ao portal Deadline, dos Estados Unidos, que o roteiro do filme “A Odisseia” foi o melhor que ele já leu. Holland afirmou ainda que o diretor, Christopher Nolan, sabe o que quer, mas concede liberdade para que os atores construam ativamente as personagens.
O longa-metragem, baseado na trama antológica de Homero (século VIII a.C.), marca a primeira colaboração de Holland com Nolan e a próxima produção do premiado cineasta após Oppenheimer. Em julho, o artista da cena descreveu à revista GQ a experiência de filmagens como “maravilhosas” e “a oportunidade de toda uma vida”.
Nolan reimagina a Odisseia de Homero
“A Odisseia”, de Christopher Nolan, é uma adaptação do clássico da literatura ocidental e acompanha a jornada de Odisseu (ou Ulisses, a depender da tradução) durante 10 anos para voltar à casa após a Guerra de Tróia. Em um comunicado no X (antigo Twitter), a Universal Pictures, distribuidora do filme, disse que ele é um épico de ação filmado ao redor do mundo com tecnologia IMAX.
Embora apenas Matt Damon tenha sido oficialmente anunciado como o protagonista Odisseu, um teaser da trama exibido exclusivamente nos cinemas sugere que Tom Holland será um dos destaques do filme. Ele interpretará o filho de Odisseu, Telêmaco, na busca pelo pai. Além disso, Anne Hathaway, vive a esposa de Odisseu, Penélope, e Robert Pattinson também devem ter destaque no longa. O elenco é formado ainda por Charlize Theron, Lupita Nyong’o, Zendaya, entre outros.
Omelete faz resumão do que se sabe até agora do novo filme de Christopher Nolan (Vídeo: reprodução/YouTube/omeleteve)
Nolan assina o roteiro e direção e divide a produção com a mulher, Emma Thomas, com quem exerce a propriedade da produtora Syncopy. Na equipe, estão ainda parceiros de longa data do autor, como o compositor Ludwig Göransson e o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema. Com distribuição da Universal Pictures, o longa deve chegar às telonas em 17 de julho de 2026, nas férias escolares de verão do Hemisfério Norte.
Produção tem o de maior orçamento de todos os filmes do diretor
Após arrecadar mais de 900 milhões de dólares ao redor de mundo e vencer o Oscar de Melhor Filme e Melhor Direção, por Oppenheimer em 2024, Nolan recebeu US$ 250 milhões de orçamento para comandar o seu mais novo projeto, que já é o mais caro da carreira. Isso possibilitou que o épico se tornasse o primeiro filme a ser inteiramente filmado com câmeras IMAX, uma tecnologia de última geração.
Da mesma forma, para fazer jus aos cenários percorridos por Odisseu, na crença grega antiga, as gravações ocorreram ao redor do Mediterrâneo, em países como Itália, Malta, Marrocos, Grécia e Saara Ocidental, além de Escócia, Islândia e Estados Unidos (Los Angeles). As gravações ocorreram ao longo de 6 meses, de abril a agosto de 2025. Um dublê chegou a afirmar, em maio, que Nolan procurava gravar em localidades jamais filmadas, de difícil acesso, o que também encareceu o produto final.
Engana-se, porém, quem pensa que ainda não houve retorno financeiro para o projeto. Há cerca de um ano para o lançamento, a pré-venda para a estreia mundial do longa já ocorreu nos Estados Unidos e os ingressos esgotaram em poucas horas. Resta esperar para conferir se ela merece os elogios proferidos por Tom Holland e companhia.
