Walter Salles comemora o 47° prêmio do filme “Ainda Estou Aqui”
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” ganhou o seu 47° prêmio, ganhando na categoria Melhor Filme Ibero Americano no Prêmio Sur, premiação promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina nesta quarta-feira (23). Walter Salles, diretor do filme ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2025, não pôde comparecer à cerimônia, que […]
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” ganhou o seu 47° prêmio, ganhando na categoria Melhor Filme Ibero Americano no Prêmio Sur, premiação promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina nesta quarta-feira (23).
Walter Salles, diretor do filme ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2025, não pôde comparecer à cerimônia, que aconteceu no Teatro del Libertador General San Martín, em Córdoba, na Argentina, porém compartilhou um vídeo nas redes sociais comemorando e agradecendo pelo prêmio.
Agradecimento pelo prêmio
Em um vídeo compartilhado pela Conspiração Filmes, produtora de “Ainda Estou Aqui”, no Instagram, Walter Salles comemorou o novo prêmio do filme. A categoria em que o filme venceu foi a primeira a ser anunciada na cerimônia.
No vídeo, Salles comentou: “‘Ainda Estou Aqui’ trata da importância da memória e da resistência durante os obscuros anos da ditadura militar, esses dois territórios que o cinema argentino explorou e nos ensinou a abordar de maneira exemplar.” O diretor também citou Fernanda Torres e Fernanda Montenegro e a toda a equipe que participou do filme, destacando a importância deles para que o filme fosse realizado.
Walter Salles agradeceu aos fãs e aos seus colegas de trabalho pelo novo prêmio. (Vídeo: reprodução/Instagram/@primeiroplanocom)
Em seu agradecimento, Salles reforçou a importância da memória dos tempos de ditadura militar, não só no Brasil, mas na América Latina, em um momento em que ele destacou que a democracia está sendo atacada. “Vida longa ao cinema argentino e à democracia!”, disse o diretor ao finalizar o seu agradecimento em vídeo.
Sucesso de crítica e de público
O filme “Ainda Estou Aqui”, lançado em 2024, ficou 21 semanas em cartaz nos cinemas brasileiros e ao redor do mundo, em mais de 30 países, sendo um sucesso absoluto de crítica e de público.
Além do prêmio conquistado na última quarta-feira, o longa faturou mais 46 prêmios, sendo eles o de Melhor Atriz no Globo de Ouro para Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, e o de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2025, sendo o primeiro filme brasileiro a ganhar uma estatueta.
Ele é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva, que relata a história da própria família no período da ditadura militar, onde o seu pai, o ex-deputado federal Rubens Paiva é levado para prestar depoimentos para os militares e desaparece, fazendo com que sua mãe, Eunice Paiva, lutasse por respostas pelo desaparecimento e tenta se reerguer sozinha.
