Trem da CPTM descarrila e atrasa volta do paulistano para casa

Uma locomotiva da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) saiu dos trilhos na noite desta sexta-feira (27), por volta das 19h30, quando seguia no sentido Luz-Estudantes, na plataforma 3, no Centro de São Paulo. A composição da Linha 11 estava vazia quando descarrilou entre as estações Luz e Brás. O descarrilamento causou superlotação nas plataformas, […]

28 jun, 2025
Foto destaque: A vida diária do paulistano na Estação da Luz, setembro de 2023 (Reprodução/Cris Faga/NurPhoto/Getty Images Embed)
Foto destaque: A vida diária do paulistano na Estação da Luz, setembro de 2023 (Reprodução/Cris Faga/NurPhoto/Getty Images Embed)
Plataforma lotada na Estação da Luz, locomotiva vermelha da CPTM, passageiros se preparando para embarcar

Uma locomotiva da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) saiu dos trilhos na noite desta sexta-feira (27), por volta das 19h30, quando seguia no sentido Luz-Estudantes, na plataforma 3, no Centro de São Paulo. A composição da Linha 11 estava vazia quando descarrilou entre as estações Luz e Brás.

O descarrilamento causou superlotação nas plataformas, com longas esperas e aglomerações, em especial na Estação da Luz, o que prejudicou o retorno dos paulistanos para casa. 


Postagens em redes sociais mostraram a situação das plataformas na Estação da Luz (Vídeo: reprodução/YouTube/Terra Brasil)

Adequação das operações

Os trens da Linha 11-Coral circularam com velocidade reduzida, enquanto a Linha 12-Safira também sofreu impacto, mas sem maiores detalhes sobre as alterações naquele trecho. 

“Na noite desta sexta-feira, por volta das 19h, um trem vazio da Linha 11-Coral, que se deslocava em direção ao pátio de manobra, apresentou uma falha no truque. A circulação é normal nos dois sentidos, sendo que no sentido Luz, o embarque e o desembarque ocorrem pela plataforma 4. Já o Expresso Aeroporto tem circulação entre Brás e Aeroporto-Guarulhos. A CPTM pede desculpa aos passageiros pelos transtornos causados”, informou uma nota da CPTM publicada às 21h. 

A circulação do Expresso Aeroporto (Linha 13-Jade) foi afetada e a operação foi suspensa entre Brás e Palmeiras-Barra Funda. A companhia orientou os passageiros a embarcarem pela plataforma 8 da Estação Brás para terem acesso ao Aeroporto de Guarulhos. 

A CPTM informou que, para viabilizar a atuação da equipe de manutenção, a linha continuou circulando no sentido Luz, entre as estações Estudantes e Brás, e que a alternativa para os passageiros seria utilizar o Serviço 710 para concluir a viagem até a Luz. 

Segundo a CPTM, a circulação foi retomada normalmente no sentido Estudantes, isto é, a circulação se normalizou nos dois sentidos, porém o embarque e o desembarque ocorreram pela plataforma 4 no sentido Luz. 

As equipes de manutenção foram imediatamente acionadas para reparação da falha e liberação da via. 


As operações ainda não voltaram totalmente à normalidade. (Vídeo: reprodução/X/@spsobretrrilhos)

Entretanto, os passageiros ainda enfrentam dificuldades para utilizar os trens na manhã deste sábado (28).

Não foi a primeira vez

Em menos de uma semana, os paulistanos enfrentaram novamente obstáculos para se locomover pela malha ferroviária por problemas na operação de trens em São Paulo. 

Na manhã do dia 18 de junho, uma locomotiva de manutenção falhou na Zona Leste e gerou lentidão nas linhas 11-Coral e 12- Safira. A Linha 9-Esmeralda também apresentou problemas no mesmo dia. 

De acordo com a CPTM, os trens tiveram que operar em via única na região da estação Tatuapé, o que provocou lentidão da circulação dos trens e aglomerações nas plataformas. 

Na ocasião, “a equipe de manutenção foi acionada e atuou no local para normalizar a circulação” e a empresa se desculpou pelos transtornos causados aos passageiros.

Os passageiros não receberam nenhum aviso sonoro na semana passada, e nem alerta no site ou aplicativo da CPTM sobre o incidente. 

Mais notícias