Enem 2025 bate recorde de inscrições, segundo o INEP
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou um marco significativo, com 4.811.338 inscrições confirmadas em todo o território nacional. Esse número, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), representa um notável aumento de 11,2% em comparação com a edição de 2024 e […]
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou um marco significativo, com 4.811.338 inscrições confirmadas em todo o território nacional. Esse número, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), representa um notável aumento de 11,2% em comparação com a edição de 2024 e um salto ainda mais expressivo de 38% em relação a 2022. Essa crescente participação reafirma o papel central do Enem como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil.
Uma das grandes conquistas desta edição foi a significativa adesão dos concluintes do ensino médio da rede pública. Um total de 1.390.815 alunos, correspondendo a 72,6% dos estudantes com inscrição pré-preenchida, confirmaram sua participação. Essa alta taxa é um reflexo direto da retomada do modelo de inscrição automática para esses alunos em 2025, uma medida implementada como parte de uma política de incentivo à participação no exame. A iniciativa visa reduzir as barreiras de acesso e garantir que um número maior de estudantes da rede pública tenha a oportunidade de buscar a educação superior.
Destaque para isenção da taxa de inscrição
A questão da isenção da taxa de inscrição também se destacou, com a maioria dos candidatos confirmados, cerca de 3.049.710, sendo beneficiados com a gratuidade. Em contrapartida, 1.761.628 inscritos realizaram o pagamento integral da taxa. Além disso, o Enem 2025 reintroduziu a possibilidade de utilização do exame para obter certificação de conclusão do ensino médio ou proficiência parcial, uma alternativa voltada para maiores de 18 anos. Aproximadamente 98.558 candidatos optaram por essa modalidade, ampliando as funcionalidades e o alcance do exame para além do ingresso universitário.
Geograficamente, o estado de São Paulo liderou o ranking de inscritos, com 751.648 candidatos. Minas Gerais e Bahia seguiram de perto, com 464.994 e 428.019 inscrições, respectivamente. Esses dados foram compilados a partir das inscrições confirmadas até o encerramento do prazo regular. As provas do Enem 2025 estão programadas para os dias 9 e 16 de novembro. Contudo, em virtude da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém, três municípios paraenses–Belém, Ananindeua e Marituba–terão datas alternativas para a aplicação das provas: 30 de novembro e 7 de dezembro, a fim de evitar conflitos logísticos e de segurança.
INEP divulga recorde de inscrição no Enem 2025 (Foto: reprodução/Instagram/@inep_oficial)
Enem como porta de entrada para o ensino superior e oportunidades internacionais
Para auxiliar os participantes, o portal do Inep disponibiliza uma página com orientações detalhadas e uma seção de perguntas frequentes sobre o exame. As notas do Enem são cruciais para o acesso ao ensino superior no país, sendo utilizadas em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Adicionalmente, as notas do exame são reconhecidas por instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep, oferecendo uma oportunidade de intercâmbio educacional para os estudantes brasileiros.
