Veja como escolher a escola ideal para crianças com TDAH

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
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Foto destaque: mãe e filha para volta às aulas (Foto/reprodução)

Na atualidade, vemos uma dificuldade ainda maior nos casos de crianças e adolescentes que estão fora do padrão esperado para a idade, seja pela superdotação ou por condições atípicas do desenvolvimento. Com essa demanda crescente na educação, os pais ainda se sentem inseguros e perdidos em como escolher a melhor escola para seus filhos.

TDAH e aprendizagem

Para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a volta às aulas pode não ser tão divertida assim, já que o transtorno afeta de forma significativa o processo de aprendizagem e os relacionamentos com colegas e professores. “É necessário estar atento à vida acadêmica dos nossos filhos, para estimular o desenvolvimento, a autoconfiança e o interesse das crianças em aprender, o que impacta diretamente no dia a dia escolar deles“, diz Gabriel Frozi, CEO do Colégio RCS no Rio de Janeiro.

A RCS, mais conhecida como Rio Christian School, é o primeiro colégio na América Latina voltado ao ensino bilíngue para crianças com TDAH e os perfis de superdotação.

Ensino personalizado

Diversos estudos já mostraram que o déficit de atenção, associado ou não à hiperatividade e à impulsividade, frequentemente compromete o rendimento escolar. Tendo em vista as necessidades de cada criança, esse perfil precisa ser traçado, para que um trabalho personalizado possa ser feito quando esse aluno voltar à sala de aula.

Gabriel Frozi pensando em facilitar esse processo de adaptação dessas crianças e adolescentes no ambiente escolar, criou um sistema de ensino personalizado, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos. 

O modelo tradicional aplicado na instituição contempla ambientes e atividades diferenciadas, no qual o professor é o facilitador do processo ensino-aprendizagem, favorecendo o espaço de interlocução e socialização. Além disso, há a instrução bilíngue, que favorece a aquisição total da língua inglesa, em 50% do ensino, ensejando preparação para universidades brasileiras e internacionais. “Incentivamos o respeito ao indivíduo, suas potencialidades e diversidades, valorizando a inclusão social, num ambiente cooperativo, propiciando a vivência de valores cristãos“, continua Frozi. 

A adoção de métodos e recursos que estimulem a participação e o foco do estudante; a prática e estímulo à repetição; um comando por vez de forma objetiva e clara, além do reforço positivo na construção do aprendizado são estratégias valiosas adotadas na Recreio Christian School (RCS). 

Sistema de avaliação

Um dos diferenciais da escola está no sistema de avaliação, onde as provas bimestrais não são o principal aspecto a ser levado em conta na hora de aprovar um estudante, mas um conjunto de fatores como a participação em sala de aula, lição de casa, trabalhos extras, desempenho diário em sala de aula, etc.

O sistema não é baseado só em uma prova. Se um aluno não tira boa nota na avaliação, mas cumpre com as demais obrigações, pode ser aprovado, desde que consiga a média 7“, explica Gabriel Frozi, salientado que, os alunos são submetidos a um sistema de avaliação no qual 15% da nota se refere à participação; 25%, ao dever de casa; 30%, a pequenos projetos; e 30%, à prova bimestral. A proposta impacta diretamente as crianças e os jovens em sua capacitação, e consequentemente, o índice de reprovação escolar tende a diminuir muito.

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