O empreendedorismo feminino pode ser interpretado pelas pessoas como os negócios idealizados ou administrados especificamente por mulheres. Esse movimento envolve tanto os empreendimentos fundados por elas, como também a liderança feminina nas empresas, quando as mulheres ocupam cargos mais altos da hierarquia das organizações.
Além disso, contribui ao crescimento da economia e gera muitos empregos, além de também transformar muitas relações sociais. E esta questão faz um papel importante para reduzir as diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira para homens e mulheres.
O empreendedorismo feminino também favorece a diversidade de negócios graças às perspectivas inovadoras identificadas pelas mulheres das empresas empreendedoras. De acordo, com Beatriz Leite, gestora de projetos, formada em gestão ambiental pela USP e pós-graduada em gestão de projetos pelo Senac, ela atua na área do empreendedorismo feminino e comenta que uma transformação social não é formada somente pela tecnologia e sim com pontes bem construídas e embasadas.
Mulheres emprendedoras no trabalho (Foto: reprodução/cobrefacil)
E também tem os grandes desafios do empreendedorismo feminino, são eles: preconceito da sociedade, falta de atenção, dupla jornada e até empresas em falência. E segundo uma pesquisa de 2023 feita pelo Sebrae com dados do IBGE, no terceiro trimestre do ano passado, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, mais de 34% dos empreendedores. Por ser um trabalho que mexe com outros eixos, é necessário que tenha dedicação, organização, conhecimento, tempo e muitos cuidados principalmente.
E num trabalho, pensar em mil oportunidades e formas de resolver, não é a solução e sim o apoio da equipe e produção é o que deve ser feito e assim cada vez mais e mais o empreendedorismo feminino será incentivado e conhecido por milhares de mulheres e podendo chegar até outros países também e apostar na liderança feminina, portanto, auxilia na valorização de talentos de toda organização, além de promover uma proximidade com a clientela de grande parte das companhias, pois as mulheres são a maioria no Brasil.
Foto Destaque: Empreendedorismo feminino e sua força. Reprodução/aquietrabalho.com