Aprenda a criar anúncios nas redes sociais para atrair mais clientes

Yasmin Martins Por Yasmin Martins
4 min de leitura

As redes sociais tornaram-se um meio prático e eficiente de encontrar e atrair clientes para empresas. Os anúncios em plataformas, como Facebook e Instagram, são oportunidades excelentes para ter um melhor resultado nos negócios. O processo de criação dessas publicidades é simples e, para começar, basta ter uma conta no Facebook. Confira o passo a passo para otimizar o seu negócio:

1 – Criar uma conta

O Instagram e o Facebook possuem o mesmo gerenciador, o Gerenciador de Negócios do Facebook, já que pertencem a mesma plataforma. Para começar a anunciar, primeiro é preciso criar uma página comercial no Facebook.

2 – Iniciando o anúncio

Já com a conta pronta, abra o gerenciador de anúncios, que já estará automaticamente na sua nova conta, e clique em “+Criar”. Lembre-se: as decisões feitas nesse momento irão definir as opções exibidas durante a criação do anúncio. 

3 – Escolha o foco da campanha 

Dentro do que você precisa, escolha o seu objetivo principal entre as opções:

Reconhecimento: Gerar conhecimento sobre novas marcas, ofertas, produtos e serviços.

Tráfego: Criar um tráfego para diferentes canais, leads e engajamento com os usuários.

Vendas: o objetivo principal é gerar vendas. Campanhas mais assertivas que buscam levar os usuários à compra.

4 – Dê nome a sua campanha

Nessa etapa, você deverá escolher o nome da campanha e se quer publicar em conjunto ou somente um anúncio. São três níveis diferentes:

Nível da campanha:  Nesse você seleciona o objetivo principal da campanha ou do anúncio, especificamente. 

Nível do conjunto de anúncios: Aqui é definido o público que você quer alcançar, determina os posicionamentos do anúncio, orçamento e define uma programação.

Nível do anùncio: Aqui serão criados os anúncios em si, ou seja, partes mais técnicas, como formato, imagens, textos, etc.


Gerenciador de anúncios do Facebook. (Reprodução/Witu.digital)


5 – Defina o orçamento

Agora é preciso definir o valor total de orçamento da campanha. Na ferramenta, você poderá programar o valor diário gasto ou deixar o valor total rodar de acordo com a sugestão da plataforma. É importante colocar desde a data de início da campanha no ar!

6- Pense no público-alvo

Aqui você precisará escolher o principal público do anúncio, além de outras características como idade, localização, interesses, etc. Quanto mais segmentado ele for, melhor vai ser a entrega da publicação.

7- Escolha a rede social que o anúncio irá ser transmitido 

Escolha em qual plataforma quer publicar, Facebook ou/e Instagram, e qual será seu formato.

8 – Nome e descrição do anúncio

Depois de escolher o tipo de mídia, é necessário escolher um título e uma descrição para o post.

9 – Publique!

Agora é só publicar e acompanhar os resultados! Os dados podem ser analisados direto nesse gerenciador.

Foto destaque: Logos do Instagram e do Facebook. (Reprodução/Facebook)

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