Confira as principais estratégias para vender mais no Instagram

Bianca Aristides Por Bianca Aristides
7 min de leitura

É notável que a pandemia impactou mundialmente todos os setores comerciais, no entanto, ela também foi a maior influência para promover a aceleração digital e a migração de microempreendedores para o digital. Assim, aumentando a competitividade entre as empresas que buscavam destacar seu negócio, que ao se posicionarem bem nas mídias digitais alavancaram suas vendas! 

Dentre as infinitas formas e meios de estratégias do marketing digital, o Instagram, é a rede social mais utilizada do Brasil, atingindo 122 milhões de usuários, segundo as pesquisas da We Are Social e da Hootsuite. Além disso, o mesmo estudo apontou que o país tem a terceira maior audiência de anunciantes na rede. Sendo assim, reunimos as principais dicas para te ajudar a aumentar suas vendas de forma online! Confira abaixo:


Aumente suas vendas no Instagram. (Foto: Reprodução/Instagram)


Impulsione suas vendas

A primeira dica para os empreendedores que desejam entender melhor essa área ou se profissionalizar, no intuito de aumentar as vendas é o curso gratuito do Sebrae, que reúne dicas e cursos com certificados. De acordo com o Sebrae, existem várias formas de potencializar e tornar mais atrativa sua marca por meio do Instagram, sendo eles:

  • Entenda o potencial do Instagram e leve a sério, não haja como amador, mesmo que o aplicativo seja gratuito a ferramenta não pode ser banalizada! Se planejar e entender seu público é ideal para aumentar o relacionamento e a comunicação da sua marca. 
  • Caso prefira contratar um profissional especializado na área para cuidar da sua rede social, sempre participe do processo de criação a fim de entender bem a potencialidade do aplicativo e poder comandar bem o seu negócio.
  • Para se destacar é preciso ser original e criativo! Busque referências em outros perfis, entenda o que seus correntes estão fazendo e depois faça diferente ao colocar a sua essência – a “sua cara” – trazendo originalidade ao seu negócio, mas respeitando seu segmento. 
  • Faça o que você promete! Entregar um bom serviço é fundamental, seja de forma presencial ou online, ao publicar conteúdos que inspiram um bom atendimento e de qualidade nos posts, nos reels ou em lives. Seu público-alvo precisa ver que é real e ter boas experiências com a marca, mesmo com a melhor gestão de marketing digital.
  • Seja atualizado e busque tendências dinâmicas estando sempre por dentro das atualizações digitais. 

Saiba o básico

Buscar aprender ao menos o básico é primordial para começar a aumentar suas vendas. Por exemplo, entender sua audiência e seu objetivo irá facilitar para a criar conteúdo e atrair o público-alvo do seu negócio. Gerar valor é um dos principais diferenciais, sendo a forma que você se conecta com seus clientes no Instagram. Quando você compreende “o que” e “para quem” está produzindo conteúdo.

Algumas das perguntas básicas do marketing que você pode começar a responder são: 

  • Quem sou eu?
  • O que eu vendo?
  • Quais são os meus concorrentes?
  • Quais são os meus pontos fortes e fracos?

Ao reunir essas respostas, é possível criar uma estratégia para atuar tanto no Instagram quanto em outras plataformas, entendendo como será sua linha editorial, os temas que se relacionam com o seu produto ou serviço e o que é ideal para compor seu calendário. 

Faça a sua persona 

Definir sua persona ou seu público também facilita a delimitação dos temas das suas redes. Começando pelas seguintes características: idade, sexo e profissão, interesses, desejos, problemas e prioridades. Dessa forma você atinge diretamente seu consumidor podendo captar novos clientes e segmentar sua área e, por consequência, dobrar suas vendas.

Além disso, é essencial organizar seus destaques e sua biografia para facilitar a apresentação do seu serviço, endereço, formas de entrar em contato. Nos destaques uma dica é colocar depoimentos de clientes para gerar confiança. 

Organize seu feed e estabeleça uma frequência 

De acordo com suas publicações o algoritmo que é a inteligência artificial, vai investindo e determinando sua relevância conforme o alcance de suas publicações. É importante entender que nunca é de um dia para o outro, por isso, a necessidade de ser constante. E para um bom engajamento é necessário sempre responder e interagir com seu público.

A área “explorar” é um dos exemplos de como o algoritmo funciona ao sugerir novos conteúdos, quando definido corretamente seu nicho. As hashtags também auxiliam na divulgação dos seus conteúdos, assim, o explorar aumenta a visibilidade dos seus posts conforme alcance dos cliques e interesses dos usuários. 

Os stories geram conexão

Ficando por 24h no ar, os stories quando usado de forma dinâmica com – boas câmeras e áudios – podem aumentar a conexão da sua marca com o cliente. Criando uma interatividade e flexibilidade diária com as famosas postagens dos bastidores e do making-off da produção de um produto, fazendo com que o consumidor faça parte da marca. 

Por fim, a famosa pergunta vale a pena anunciar no Instagram ou não? Sim! É claro, que é possível estabelecer uma entrega orgânica de conteúdo boa, no entanto, está cada vez mais difícil se destacar sem o tráfego pago devido à concorrência de empresas semelhantes. Então, investir em anúncios pode potencializar suas vendas garantindo o aumento da visibilidade da empresa. 

Foto destaque: Mulher vendendo maquiagem pelo Instagram. Reprodução/Pexels

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