Mais de 7 milhões de negócios no Brasil são liderados por mulheres

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
3 min de leitura

Apesar de mais de 7 milhões de CNPJs ativos no país serem controlados por mulheres, grandes companhias ainda têm dificuldades de encontrarem essas empresas, dificultando assim o avanço dos programas de diversidade de fornecedores de grandes companhias.

Quem diz isso, através de estudo, é a Linkana, primeiro software de gestão de fornecedores em rede para grandes empresas na América Latina. Este cenário cria um obstáculo real para que negócios comandados por grupos minoritários ou economicamente desfavorecidos se beneficiem do impacto financeiro de políticas de inclusão na cadeia de fornecimento, segundo a empresa.

Leo Cavalcanti, CEO da Linkana diz: “O maior problema não é a falta de interesse por parte de grandes companhias em contratar fornecedores diversos, mas sim a ausência de formas rápidas e seguras para identificar e buscar tais empresas. Atualmente, entidades de fomento à diversidade de fornecedores possuem bases muito reduzidas de empresas certificadas para grupos minoritários e, ao mesmo tempo, as corporações estão buscando formas de acelerar essa agenda. Nosso desafio é utilizar o poder da tecnologia, dados e inteligência artificial para criar maneiras universais e escaláveis de identificação e busca de tais empresas”.

“Quando se trata de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), facilitar o acesso às informações estratégicas para que as grandes empresas encontrem fornecedores diversos é hoje um movimento fundamental para transformar o mercado” afirma ainda.


Companhias que pertencem aos dois grupos (EPM E EPH) representam 19,63% de CNPJs ativos. Reprodução/Racool_studio/Freepik


A Linkana analisou mais de 22 milhões de CNPJs ativos e foi possível levantar que Empresas Pertencentes a Mulheres (EPM) são aproximadamente 31,31% do total dos negócios ativos, enquanto Empresas Pertencentes a Homens (EPH) ainda são maioria com 41,77%. As empresas pertencentes aos dois grupos representam uma fração de 19,63%.

O software centraliza, certifica e implementa as ações necessárias para a implementação de programa de diversidade de fornecedores, sendo fonte confiável de busca e identificação de diversos fornecedores, como a Câmara LGBT, a WEConnect International, entre outras.

 

Foto destaque: pch.vector. Reprodução / Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário