O ciclo de vida de um cliente em 5 etapas

Ana Clara Lima Por Ana Clara Lima
4 min de leitura

É importante entender quais são as etapas do ciclo de vida de um cliente dentro de um negócio e aprender como utilizá-las para potencializar os resultados e uma empresa. De maneira geral, o mercado trata este ciclo de vida do cliente em 5 etapas: segmentação, aquisição, conversão, retenção e lealdade. Essas etapas podem variar de acordo com a fonte, mas em linhas gerais são muito parecidas. 


Entenda as 5 etapas do  ciclo de vida de um cliente. (Reprodução/Foto: SEBRAE Digital).


Conheça as etapas e as características de cada uma delas:

1ª Segmentação: esta primeira etapa é uma das mais importantes. A empresa deve fazer uma pesquisa para conhecer seus potenciais clientes e, com isso descobrir qual o perfil de um cliente ideal para o seu negócio. Há algumas maneiras de iniciar esta pesquisa fazendo por exemplo: análise de banco de dados, pesquisas em redes sociais, Google ou qualquer outra fonte de informação que possa buscar. É indispensável que a empresa conheça para quem está ofertando seus produtos e/ou serviços, ajudando a melhorar a sua oferta.

2ª Aquisição: também conhecida como Ativação, é o momento de se pensar nas estratégias e as maneiras atrair o cliente que foi identificado na etapa anterior. Com as informações coletadas através da pesquisa aprofundada, é necessário iniciar as campanhas de atração, utilizando recursos que sejam mais interessantes para o contratante, de acordo com os desejos e necessidades identificados. Há muitas possibilidades de ser fazer isso. Porém tudo tem que ser feito de acordo com o que é possível da empresa investir no momento em questão. Exemplos dessas maneiras são: Mídia Online e Mídia off-line.

3ª Conversão – Venda: depois do trabalho feito nas etapas anteriores se atrai um potencial cliente para que ele se torne de fato um cliente. Após validar todas as informações e decidir comprar do seu negócio. No entanto, é importante entender que isso não é uma garantia de compra e inclusive é bem comum a desistência no fim do processo. Pensando nisso, para facilitar a conversão, é preciso sempre fazer com que o processo de compra seja o mais simples possível. E, também analisar os motivos que fazem com que o cliente não efetue a compra.

4ª Retenção – Relacione-se com seus clientes: A partir dessa etapa, a empresa precisa focar em aprofundar a relação com quem o contratou. Procurar saber cada vez mais os seus desejos para que ele volte a comprar e possa receber a oferta de outros produtos/serviços.

5ª Fidelização: A última parte é ponto muito importante do ciclo de vida do cliente, pois ele poderá trazer vendas adicionais para o seu negócio. O marketing de recomendação é um dos mais fortes no mercado e receber a recomendação de um amigo ou parente tem grande impacto na decisão de compra.

Foto destaque: Imagem que faz alusão as etapas do clico de vida de um cliente. Reprodução/Foto: Blog do Acelerado.

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Repórter e redatora
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