O que é e quais as vantagens da autogestão na advocacia?

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
4 min de leitura

A implementação da autogestão no dia a dia dos funcionários que trabalham em um escritório de advocacia traz benefícios significativos. Com o crescente avanço da tecnologia e a otimização dos processos, surge a necessidade de se repensar as formas de trabalho, em virtude dos profissionais estarem cada vez mais autônomos e independentes em seus postos.

Neste contexto, este modelo de trabalho surge como um aliado, visto que os trabalhadores são encorajados a assumir maior independência em suas atividades.

Eles têm a liberdade de tomar decisões e gerenciar suas tarefas, estabelecendo prioridades de acordo com as demandas da firma. Isso resulta em um ambiente mais flexível e dinâmico, em que cada membro da equipe tem a oportunidade de desenvolver habilidades de autodireção e colaboração.

É um sistema que reduz a hierarquia tradicional e permite que as pessoas se auto governem, tornando-as responsáveis por suas próprias ações no serviço, gerando mais cooperação, confiança e empoderamento dos colaboradores, resultando em um ambiente com mais leveza e produtividade.

Atualmente, os softwares jurídicos otimizam diversas tarefas e auxiliam os funcionários a terem mais autonomia em seus postos. Um exemplo é o sistema da ADVBOX, que oferece ferramentas abrangentes que permitem o desempenho de atividades diárias com maior liberdade.

Com a ADVBOX, é possível administrar processos, documentos, prazos, agenda, finanças e outras atividades relacionadas ao escritório de forma mais eficiente. Essa solução proporciona uma gestão autônoma e simplificada, contribuindo para o aumento do rendimento e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

A autogestão proporciona maior eficiência na execução das atividades, uma vez que os profissionais têm a capacidade de adaptar suas rotinas às necessidades individuais e aos prazos estabelecidos. Essa abordagem estimula a criatividade, a inovação e o senso de responsabilidade, contribuindo para um maior engajamento e satisfação.

O método traz vantagens mútuas. Ao fortalecer a cultura corporativa e promover valores alinhados com a imagem desejada no mercado, contribui para uma administração mais humanizada. Por outro lado, os funcionários se beneficiam com maior independência e flexibilidade em seus ofícios. Essa perspectiva estimula o engajamento e a criatividade, resultando em um espaço mais saudável e favorável.

Ademais, a melhora do relacionamento entre os trabalhadores, o desenvolvimento de habilidades técnicas e específicas, e maior senso de propósito e engajamento são outros benefícios a serem destacados.

Este modelo também favorece a resolução de problemas e tomada de decisões, ao descentralizar a autoridade. Tal abordagem permite o compartilhamento de diferentes perspectivas e conhecimentos, resultando em soluções mais inovadoras e eficazes, facilitando a adaptação a mudanças, tornando a empresa mais ágil e preparada para enfrentar os desafios do mercado.

Um exemplo de presença digital excelência nas redes sociais é a advogada Jerusa Prestes (@jerusa_prestes). A doutora gerencia com qualidade seu escritório digital previdenciário, suas demandas virtuais, suas redes sociais e atrai muitos clientes através de suas estratégias bem executadas. Este é um case de autogestão de sucesso. Além disso, foi eleita na categoria de Melhor Escritório Previdenciário pelo prêmio de Melhores Escritórios Digitais, evento promovido pela empresa ADVBOX.

Todavia, se tratando de médias e grandes firmas, a implementação deste sistema exige uma mudança cultural dentro da organização. Os líderes e gestores desempenham um papel fundamental nesse processo, pois devem estar dispostos a abrir mão do controle e adotar uma postura de apoio e facilitação do trabalho autônomo dos colaboradores.

Isso requer uma mentalidade de confiança, empoderamento e suporte, em que os chefes atuem como facilitadores, fornecendo recursos e orientações necessárias para que as pessoas abaixo possam deliberar de forma independente.

Foto destaque: (Foto/Reprodução)

Deixe um comentário

Deixe um comentário