Páscoa: Época de lucro para os pequenos negócios

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
3 min de leitura

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aponta uma alta de 5,36% nos preços do varejo em 2023. É um cenário ao qual o varejo precisa se ajustar, levando em consideração a alta demanda da época.

A páscoa faz parte do calendário cristão e engloba um amplo perfil de clientes, de todas as faixas etárias, todas as classes sociais e gêneros.

Os coelhinhos são a marca da identidade visual da data e, seu ponto forte é a venda de itens alimentícios: chocolates e outros doces, principalmente em forma de ovos.

A comemoração é uma mão cheia para pôr em prática a criatividade e montar cestas de café da manhã, kits artesanais e coloniais.

O lucro total aumentou 8,8% comparando com 2021, mas existe uma queda na compra dos ovos de Páscoa e um aumento na escolha de bombons e barras de chocolate. Diante das adversidades econômicas, possivelmente esse comportamento de consumo vai se repetir.


A páscoa é época de exercer a criatividade nos trabalhos manuais. Foto: reprodução/Jakson Martins/Pexels


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dá algumas dicas para empreendedores que querem  lucrar com a Páscoa, confira:

É imprescindível tornar a jornada de compra fácil e simples para o cliente. Pensando que o dia a dia de todos já é atribulado o bastante, é importante apostar no meio digital.

“Phygital” é um termo utilizado para se referir à físico + digital nos negócios empresariais. O “phygital” acompanha o cliente que faz uso tanto da maneira presencial quanto da digital na hora de fazer compras, por isso, integrar esses dois espaços é essencial.

O pós-venda é tão importante quanto o processo inicial da compra. Em caso de dúvidas, necessidade de troca ou reclamações, é importante o cliente se sentir acolhido. Por isso, esteja disponível em diferentes canais de comunicação.

Importante lembrar que as tendências de consumo para 2023 se dividem em 4 itens:

Tecnologia humanizada;

Preocupação com o orçamento;

Sustentabilidade;

Nova geração de consumidores.

Foto de capa: O coelho marca a identidade visual da data. Reprodução: George Dolgikh/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário