Marketing digital vai muito além de alimentar as redes sociais de um negócio. No mercado atual é imprescindível entender da criação de conteúdos atrativos para as redes sociais, para gerar conexão com seus consumidores, atrair potenciais clientes, determinar como a marca será encontrada nas redes sociais e desenvolver uma boa relação com os usuários, são todos objetivos importantes que podem ser alcançados através do marketing digital.
Marketing Digital (Reprodução/Pexels/Dominika Roseclay)
Aprender como utilizar as ferramentas do Marketing digital pode se tornar um diferencial competitivo para a sua empresa, após o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, os empreendimentos tiveram que aprender a se adaptar também para espaços virtuais e essa é uma tendência que não irá desaparecer nem tão cedo, estima-se que o comércio virtual irá crescer em 20% a cada ano, até 2026.
Uma ótima estratégia de Marketing de conteúdo é sempre planejar o que será publicado durante a semana em seu perfil, a comunicação deve ser afetiva e sempre voltada ao seu público alvo. Por esse motivo antes de publicar um conteúdo sempre reflita como isso irá solucionar o “problema” de seu cliente.
Crie formas criativas de mostrar o seu produto (Reprodução/Pexels/Nathan Cowley)
Existem três passos que ajudam a estruturar uma boa estratégia de Marketing digital para o seu negócio, que consistem em:
1.Definir o objetivo da comunicação on-line;
2.Definir as personas e o público-alvo;
3.Planejar e construir conteúdos de acordo com as pesquisas prévias sobre o tema.
Uma boa maneira de sempre se manter ativo nas redes sociais é planejando quadros de publicações mensais ou semanais.
Um erro muito comum cometido por marcas em redes sociais, é utilizar o seu perfil somente como forma de divulgar o produto, isso pode ser visto como panfletagem e afastar os clientes, busque criar um relacionamento com seus seguidores, crie posts interativos e peça opiniões construtivas para eles.
O Marketing Inbound busca associar o conteúdo produzido por uma marca com um funil, com o objetivo de atrair e converter o público em clientes da sua empresa, através de textos, infográficos, vídeos e posts informativos, definindo a jornada de compra em diversas etapas sendo elas:
Atração: Busca levar os usuários até o perfil da marca através de conteúdos de interesse do público-alvo, podendo utilizar anúncios pagos e SEO para posicionar o conteúdo nas primeiras páginas do Google.
Conversão: Nessa fase o objetivo é transformar visitantes em clientes ou em lead (possíveis clientes), que busca convencer o visitante a fornecer dados em troca de recompensas.
Relacionamento: Nesta etapa a marca deverá buscar ajudar clientes dispersos a avançar em sua jornada de compra.
Venda: Essa fase é o momento em que todas as dúvidas do cliente foram solucionadas e ele optou fechar a compra do produto ou serviço.
Encantamento: Se você acha que a jornada entre cliente e marca se encerra no momento da compra está muito enganado! Nesta fase a marca deverá convencer o cliente a se tornar um divulgador e recomendar o negócio para seus amigos.
SEO (Reprodução/Pexels/Pixabay)
Busque conhecer o seu público alvo e nicho de atuação, o Marketing Digital pode ser um grande facilitador neste processo para micro e grandes empreendedores.
Foto Destaque: Look Studio (Reprodução/Freepik).